Português

Publicado por Nataly Melo 05/02/2020 - 11:24 AM
0 min. leitura
Simulado de Português
Simulado de Português

Simulado com questões de Português / Língua Portuguesa para concursos.

1. (SENAI/DF - 2014 - Instrutor - Português/Inglês) - Texto I
A esquerda costuma associar violência e desigualdade. O fato de as Américas serem ao mesmo tempo o continente mais injusto e mais violento do planeta reforça essa impressão. A direita atribui os índices de criminalidade à falta de repressão e de investimentos em segurança. Pede mais polícia, mais presídios e aplaude quem defende a tese de “bandido bom é bandido morto”. No Brasil, ex-policiais valentões são facilmente eleitos, pois ao menos 14% do eleitorado defende o olho por olho, dente por dente. Sob qualquer ponto de vista, à esquerda ou à direita, o País tornou-se um paradoxo. Na última década e meia, houve sensível melhora das condições de vida. O desemprego caiu à metade, o salário subiu de forma constante, 36 milhões de cidadãos foram retirados da extrema pobreza. Ao mesmo tempo, a elevação dos gastos em segurança tem se mantido contínua há, no mínimo, 20 anos. Os estados investem em tecnologia, equipamentos, treinamento. A soma desses fatores deveria ter se refletido na queda dos índices de criminalidade. Não foi o que aconteceu. De forma resiliente, o Brasil registra, ano após ano, as maiores taxas de assassinatos em termos absolutos do mundo. Somos campeões de homicídios, título constrangedor para governantes, parlamentares, juízes, promotores, e causa do temor crescente dos cidadãos.

Os fragmentos abaixo foram retirados dos dois parágrafos. Assinale a alternativa em que a palavra destacada assume valor conotativo no texto.
2. (UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Leia o seguinte trecho de um texto: “A linguagem é o instrumento graças ao qual um homem influencia e é influenciado por outro.” Esse trecho destaca:
3. (IFMS - 2016 - Docente - Português - Português) - Alfredo Bosi, em História Concisa da Literatura Brasileira, reflete sobre a escritora Clarice Lispector: “Há na gênese dos seus contos e romances tal exacerbação do momento interior que, a certa altura do seu itinerário, a própria subjetividade entra em crise. O espírito, perdido no labirinto da memória e da autoanálise, reclama um novo equilíbrio.”
4. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Partindo do princípio de que o sentido do texto é construído na interação entre leitor e autor, analise o enunciado seguinte.
A produção de leitura ultrapassa a mera decodificação de símbolos.

PORQUE

Fatores como conhecimentos de mundo, linguístico e textual são ativados na construção do sentido do texto.

Em relação a esse enunciado, assinale a afirmativa correta.
5. (Pref. Angra dos Reis/RJ - 2015 - Docente de Português) - Assinale a alternativa cujo “que” em destaque funcione como conjunção integrante, ou seja, tem a função de introduzir oração subordinada substantiva.
6. (UNIMONTES - 2010 - Pref. Montes Claros/MG - PEB II - Língua Portuguesa e suas Literaturas) - Constituem operações de leitura, EXCETO:
7. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Alguns estudiosos da linguagem têm apontado que os PCN trouxeram aspectos inovadores que hoje são basilares no ensino da língua materna. Em relação a esses aspectos, considere:
I- Adoção do texto como unidade básica de ensino.
II- Ênfase na norma padrão em detrimento das variedades linguísticas sincrônicas e diacrônicas.
III- Produção linguística como produção de discursos autênticos e contextualizados.
IV- Noção de que os textos distribuem-se por gêneros discursivos socialmente organizados.
São, hoje, aspectos basilares no ensino da língua:
8. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Leia atentamente os enunciados seguintes, relacionados pelo sentido:

O Facebook teve início no dormitório de estudantes da Universidade de Harvard. A atração gravitacional exercida pelo Facebook no universo da Internet cresce exponencialmente. Comentários discordantes expressos no Facebook podem ultrapassar os limites da boa educação. Hoje, essa rede social está avaliada em 23 bilhões de dólares.

O processo de subordinação permite estabelecer relações entre enunciados, realçando o mais relevante. Articulando os enunciados acima e tendo como oração principal o último deles, ficaria:
9. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Desde o surgimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, os gêneros discursivos são prescritos como objeto de ensino para as aulas de Língua Portuguesa, ressaltando que a escola precisa formar leitores críticos que observem as funções sociais da leitura e da escrita nos mais variados contextos a fim de poderem participar plenamente de práticas sociais que envolvem o uso da escrita. Sobre as implicações trazidas para o trabalho com gêneros em sala de aula, analise as assertivas.

I- As aulas de Língua Portuguesa devem se dar numa perspectiva que leve em conta o conhecimento situado, a linguagem efetivamente em uso, o trabalho com práticas didáticas plurais e multimodais.
II- Os gêneros, enquanto objeto de ensino, permitem incorporar elementos da ordem do social e do histórico, do conteúdo temático, da estrutura composicional, da situação de produção de um dado discurso.
III- As três dimensões constitutivas do gênero (Bakhtin) devem ser trabalhadas concomitante ao extralinguístico, em relação aos parâmetros do contexto social envolvidos na produção e recepção do enunciado.
IV- O trabalho com a organização de um texto, de qualquer gênero, enquanto um folhado textual (Bronckart) envolve três níveis de análise: o tema, a estrutura composicional e o estilo.

Estão corretas as assertivas:
10. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Na construção de um texto, a correlação entre tempos e modos verbais é fator de muita importância no estabelecimento da temporalidade.

Assinale a afirmativa em que a correlação está de acordo com a norma da língua escrita padrão:
11. (Pref. Angra dos Reis/RJ - 2015 - Docente de Português) - “... maldito fotógrafo, maldita web e maldita imagem que, mesmo escorraçada da memória, dorme no tapete da sala e à noite repousa no nosso travesseiro, naquela pose mesmo que o mar beijava”.
Assinale a alternativa cuja palavra NÃO recupera ou não remete à expressão destacada no excerto acima.
12. (IF/MT - 2012 - Docente - Português/Literatura) - Um dos princípios básicos do ensino da língua materna proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais é a exposição à diversidade de gêneros de circulação social. As histórias em quadrinhos podem ser trabalhadas na escola, atentando-se para os recursos diversos de seu funcionamento. Leia a HQ abaixo.

Em relação à HQ e ao seu uso no ensino de leitura, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
1. Os alunos farão uma leitura competente do texto, após saberem que Helga e Hagar são vikings, ela é autoritária e trabalhadora, ele, além de beber bastante, não gosta de trabalhar.
2. Um dos mecanismos de produção de sentido das tiras de humor é a quebra de expectativa, como mostra o segundo quadrinho.
3. A ambiguidade ancorada em fatores linguísticos, nessa tira, é um traço importante para o entendimento da construção do humor.
4. É necessário colocar em relevância a sintaxe não verbal, pois constitui peculiaridade do gênero e material para o entendimento dos múltiplos usos da linguagem.

Assinale a sequência correta:

Compartilhe