Gestão Pública

Publicado por Nataly Melo 17/02/2020 - 11:10 AM
0 min. leitura
SIMULADO GESTÃO PÚBLICA
SIMULADO GESTÃO PÚBLICA

Simulado com questões de Gestão Pública para concursos.

1. (FACEPE) - Considerando os aspectos comportamentais na gestão de pessoas, analise os itens a seguir:

I. Alcança-se quando há a troca de contribuições e incentivos na relação entre os indivíduos e as organizações.

II. Em linhas gerais, é a procura de influência pela qual os indivíduos, com suas ações, facilitam o movimento de um grupo rumo as metas compartilhadas.

III. É definida pelo grau de desejo individual ou de um grupo para exercer altos níveis de esforços em direção a um objetivo.

IV. É aquele que não se limita a reagir aos problemas tal como os recebem, questionam de modo a contribuir para a construção de um objetivo coletivo. Permite que os seguidores transcendam seus benefícios próprios em benefício da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação do item ao seu respectivo conceito:
2. (CETREDE) - A centralização é uma decisão importante que precisa ser tomada no processo de organização. A afirmativa indica que uma organização:
3. (FACEPE) - Em muitas das organizações públicas brasileiras, as áreas que cuidam da gestão de pessoal ainda se dedicam principalmente às atividades relacionadas à folha de pagamento, benefícios da aposentadoria e afins, proposição de leis, regras e regulamentos, além de desenvolver algumas ações pontuais e emergenciais de treinamento e capacitação. A forma de atuação das áreas é geralmente reativa,
respondendo quando acionadas pelas demandas das outras áreas da organização e funcionários, indicando que elas não possuem o controle dos assuntos que estariam afetos à sua responsabilidade.


Como forma de contornar a “atuação reativa”, mencionada no texto, é recomendável, exceto:
4. (CETREDE) - Assinale a alternativa CORRETA que exemplifica a cultura organizacional:
5. (CETREDE) - As normas de conduta podem definir vários aspectos da vida das organizações. Analise as relacionadas a seguir.
I. Qualidade e quantidade de produção.
II. Disposição para colaborar ou não com a administração.
III. Comportamento ético.
IV. Forma correta de se vestir.
V. O horário de trabalho.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS:
6. (FACEPE) - A respeito das entidades componentes da Administração Pública indireta brasileira, assinale a alternativa incorreta.
7. (FACEPE) - Uma organização envolve um conjunto de indivíduos e recursos de distintas naturezas que são coordenados para o cumprimento de objetivos comuns. Ao evidenciar sua estrutura de poderes, a organização tem, basicamente, dois modos extremos, segundo os quais a distribuição da autoridade pode ser efetuada: a centralização e a descentralização.

A esse respeito, assinale a opção incorreta:
8. (FACEPE) - Sobre os princípios que regem a Administração Pública Brasileira, que se encontram listados no caput do Art. 37 da Constituição Federal de 1988, é incorreto afirmar que:
9. (CETREDE) - Analise a afirmativa a seguir.

A primeira etapa no processo de tomar decisões de modo estruturado consiste em entender por que uma situação é problema e identificar suas causas. Algumas técnicas foram desenvolvidas para subsidiarem os gestores a analisarem problemas de forma sistêmica, estudando causas, consequências e prioridades. O princípio de _____________, estabelece que, dentro de uma coleção de itens, os mais importantes, segundo algum critério de importância, normalmente representam uma
pequena proporção do total.

Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.
10. (CETREDE) - Leia a afirmativa seguir.

Motivação para o trabalho é uma expressão que indica um estado psicológico de disposição ou vontade de perseguir uma meta ou realizar uma tarefa. Estudar a motivação para o trabalho é procurar entender quais são as razões ou os motivos que
influenciam o(a) __________ das pessoas.

Marque a opção que preenche corretamente a lacuna:
11. (CETREDE) - Uma contribuição bastante inovadora em relação aos objetivos empresariais e sua mensuração e que tem obtido popularidade crescente procura combinar medidas financeiras de mensuração de resultados com medidas não
financeiras. Essa proposta, apoia-se no reconhecimento de que as medidas de desempenho podem focalizar o futuro e não apenas o registro de desempenho passado.

À luz do que foi expresso, é CORRETO afirmar que:
12. (FACEPE) - O gerenciamento de projetos reveste-se de vital importância para a gestão pública, devido ao potencial de promover incrementos à eficiência organizacional. Entretanto, para a adequada gestão de um projeto, é fundamental o conhecimento de suas características, que são incorretamente apresentadas em:

Compartilhe