Gestão Financeira

Publicado por Nataly Melo 20/02/2020 - 14:55 PM
0 min. leitura
GESTÃO FINANCEIRA
GESTÃO FINANCEIRA

Simulado com questões de Gestão Financeira para concursos.

1. (CETRO) - Uma empresa cujo exercício começa em 01/01/X1 e termina em 31/12/X1, efetua, mensalmente, o pagamento de aluguel no valor de R$ 30.000,00. Recebe, mensalmente, uma Receita no valor de R$ 20.000,00.
Qual é o seu Resultado do Exercício (Lucro ou Prejuízo), apurado no final do exercício?
2. (UFMT) - A coluna abaixo apresenta denominações usuais em relação à Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis do Setor Público e a da direta, a conceituação de cada uma. Numere a coluna abaixo das numeradas de acordo com as numeradas.

1 - Resultado Orçamentário
2 - Resultado Patrimonial
3 - Passivo a Descoberto
4 - Quociente de Execução da Receita
5 - Liquidez Corrente (LC)

( ) Resultante da relação entre a Receita Realizada e a Previsão Atualizada da Receita, indicando a existência de excesso ou falta de arrecadação para a
cobertura de despesas.
( ) Demonstra quanto a entidade poderá dispor em recursos a curto prazo para pagar suas dívidas circulantes.
( ) Resultante da relação entre a Receita Realizada e a Despesa Empenhada.
( ) Resultante da relação entre o Total das Variações Patrimoniais Aumentativas e o Total das Variações Patrimoniais Diminutivas.
( ) Quando o valor do Passivo for maior que o valor do Ativo.

Marque a sequência correta.
3. (UFMT) - O Sistema Financeiro Nacional (SFN) têm como finalidade intermediar o fluxo de recursos entre os poupadores e investidores e os tomadores de recursos, em condições satisfatórias para o mercado.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa correta.
4. (UFMT) - As decisões de investimento de longo prazo consistem na utilização de métodos de avaliação econômica, com o objetivo de se apurar os resultados e a atratividade das aplicações de capital.

Assinale a afirmativa que NÃO considera o valor do dinheiro no tempo.
5. (CETRO) - Dentre as alternativas descritas a seguir, qual dos lançamentos contábeis representa o depósito em conta bancária proveniente de recursos do caixa da empresa?
6. (CETRO) - Assinale a alternativa que define o Balanço Patrimonial.
7. (UFMT) - A tomada de decisão é o processo de identificar oportunidades e problemas e resolvê-los, a partir de esforços antes e depois da escolha concreta. Cada situação de decisão pode ser organizada numa escala de quatro posições. Quais são essas posições?
8. (UFMT) - Quando o grau de alavancagem financeira (GAF) é maior que 1, o efeito do capital de terceiros sobre o Patrimônio Líquido é:
9. (UFMT) - Sobre as taxas de juros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A alocação de capital entre poupadores e investidores é determinada em uma economia de mercado pelas taxas de juros.
( ) O juro pode ser entendido como o preço pago pelo aluguel do dinheiro, ou seja, o valor que deve ser pago pelo empréstimo de um capital.
( ) Os consumidores apresentam preferências temporais por utilizar seu capital para consumo no momento atual, ou aplicá-lo na expectativa de consumo maior no futuro.
( ) O risco de não se reembolsar um empréstimo no vencimento diminui a taxa de juros exigida pelos poupadores.

Assinale a sequência correta:
10. (UFMT) - Em relação à doutrina aplicada à gestão pública e seus instrumentos de planejamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função principal o estabelecimento dos parâmetros necessários à alocação dos recursos no orçamento anual, de forma a garantir, dentro do possível, a realização das diretrizes, dos objetivos e das metas contempladas no Plano Plurianual.

( ) O Congresso Nacional deverá devolver o Plano Plurianual (PPA) aprovado ao Executivo para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa.

( ) O Orçamento da Seguridade Social abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

( ) Os Créditos Adicionais suplementares e especiais só podem ser abertos se houver recursos disponíveis para ocorrer a despesa, independentemente da sua urgência e necessidade, e a autorização para sua abertura poderá ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA).

( ) Os limites da Dívida Pública Consolidada serão fixados em percentual da receita corrente líquida para cada esfera de governo e aplicados igualmente a todos os entes da Federação que a integrem, constituindo, para cada um deles, limites máximos e a apuração do montante será efetuada ao final de cada quadrimestre.

Assinale a sequência correta:
11. (UFMT) - Sobre capitalização dos juros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) No critério de capitalização linear, os juros incidem sobre o principal (capital inicial aplicado ou alocado) e geram, em consequência, remunerações (ou custos) diretamente proporcionais ao capital e prazo envolvidos na operação.
( ) No critério de capitalização composto, os juros incidem sobre o saldo acumulado (montante) e, dessa forma, o juro gerado em determinada operação é adicionado (incorporado) ao principal e serve de base para o cálculo de juros do período posterior.
( ) Taxa nominal representa a taxa de juros contratada (ou declarada) numa operação financeira (ativa ou passiva).
( ) Taxa equivalente representa a taxa de juros que gera montantes idênticos (equivalentes) quando capitalizada sobre um mesmo capital e prazo.

Assinale a sequência correta:
12. (UFMT) - O processo de organização conduz à criação da estrutura organizacional, que define como as tarefas são desenvolvidas e os recursos aplicados. Sobre definições de estrutura da organização, analise as afirmativas.

I - Um conjunto de tarefas formais designadas a um indivíduo ou departamento.
II - As relações formais de relacionamento, incluindo linha de autoridade, decisão de responsabilidade, número de níveis hierárquicos, amplitude de controle dos gerentes.
III - O projeto dos sistemas para assegurar a coordenação eficaz dos funcionários nos departamentos.

São definições de estrutura da organização:

Compartilhe