Física

FÍSICA

Simulado com questões de Física para concursos.

1. (CESPE) - Uma fonte de energia cuja origem não é necessariamente o Sol é a:
2. (NCE/UFRJ) - Considere as quatro afirmativas a seguir:

I – O fenômeno de interferência ocorre com as ondas eletromagnéticas, mas não com as ondas sonoras.
II – As ondas sonoras se difratam mais do que a luz quando ambas passam por uma fenda, como o buraco de uma fechadura, pois os comprimentos de onda do som são muito maiores do que os comprimentos de onda da luz.
III – As ondas sonoras se difratam mais do que a luz quando ambas passam por fendas, como o buraco de uma fechadura, pois os comprimentos de onda do som
são muito menores do que os comprimentos de onda da luz.
IV – Com luz monocromática não ocorre difração.

Assinale a opção correta:
3. (CESPE) - Em seus estudos de dinâmica, Newton percebeu que as forças sempre aparecem como resultado da interação entre corpos, isto é, a ação de uma força sobre um corpo não pode se manifestar sem que haja um outro corpo que provoque essa ação. Assinale a opção que identifica o fundamento correspondente a esse enunciado:
4. (NCE/UFRJ) - Considere um guia de ondas formado por um tubo infinitamente longo, de paredes perfeitamente condutoras e de seção reta constante. Trata-se de um guia oco, isto é, não há nenhum outro material dentro do tubo. Leia com
atenção as quatro afirmativas a seguir.

I – Esse guia não propaga o modo TEM (transverso elétrico e magnético).
II – Modos TE (transverso elétrico) e TM (transverso magnético) podem se propagar ao longo desse guia com qualquer freqüência, não havendo freqüência de corte para nenhum deles.
III – Os campos eletromagnéticos devem satisfazer às seguintes condições de contorno na parede do guia: tanto a componente de E tangencial à parede, quanto a componente de B normal à parede, devem ser nulas.
IV – Embora a velocidade de fase de um certo modo possa ser maior do que a velocidade c da luz no vácuo, a energia eletromagnética se propaga dentro do guia com velocidade de grupo menor que c.

Assinale a opção correta:
5. (CESPE) - O Princípio de Pascal pode ser aplicado para justificar o funcionamento do(a):
6. (NCE/UFRJ) - Considere uma certa quantidade de água em equilíbrio térmico a temperatura T. Nesse caso, a força de van der Waals entre duas moléculas de água é:
7. (NCE/UFRJ) - As seis cordas de um violão vibram com seus extremos fixos, sendo a distância entre eles a mesma para cada corda. Verifica-se que a razão entre a freqüência do modo fundamental de sua primeira corda, f1, e a freqüência do modo fundamental de sua sexta corda, f6, é f1/f6 = 4. Se a razão entre as densidades lineares de massa da primeira e da sexta cordas é m1/m6 = 1/15, então a razão entre a tensão na primeira corda e a tensão na sexta corda é igual a:
8. (CESPE) - Considere que seja possível transformar toda a energia de um quilograma de açúcar — 3.850 cal — em energia potencial gravitacional. Nessa situação, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2 e 1 cal = 4 joules, assinale a opção correspondente à altura, em metros, à qual seria possível elevar um objeto de 1 kg com a energia de 1 kg de açúcar.
9. (NCE/UFRJ) - Em relação aos processos termodinâmicos é correto afirmar que:
10. (CESPE) - Um veículo de massa 900 kg descreve uma curva cujo raio de curvatura é 30 m, em uma estrada plana e horizontal. Considerando-se que o módulo da velocidade seja constante e igual a 10 m/s, então o valor do módulo da força centrípeta que atua sobre esse veículo é igual a:
11. (CESPE) - Com vestimenta própria para descer na Lua, um astronauta pesou, na Terra, 980 N. Considerando-se que o módulo da aceleração da gravidade na Terra seja igual a 9,8 m/s2, então o valor da massa, em kg, do conjunto astronauta/vestimenta medida na superfície da Lua é igual a:
12. (NCE/UFRJ) - Verifica-se, em uma peça arqueológica, que houve decaimento de 75% do Carbono 12 originalmente presente. Se a meia vida desse elemento é de 5568 anos, o tempo decorrido nesse decaimento foi de: