Estatística

Publicado por Nataly Melo 14/02/2020 - 16:29 PM
0 min. leitura
Estatística 1
Estatística 2

Simulado com questões de Estatística para concursos.

1. (FUNCAB) - Quando um dado comum é lançado 900 vezes, a partir de que valor aproximado da soma total de pontos você desconfiaria, com probabilidade da ordem de 0,3%, que o dado não é honesto?
2. (FUNCAB) - Considere as seguintes funções:

F(t) = (1/5) t, definida em [0 , 5];
G(t) = (t³ + 1) / 2, definida em [ -1 , 1];
H(t) = t (1 – Ln t) definida em ( 0 , 1].

Pode-se afirmar que:
3. (FUNCAB) - Se a média aritmética de dois números vale 90 e a média geométrica é igual a 72, pode-se afirmar que esses dois números são:
4. (AOCP) - Um estatístico ajustou um modelo de distribuição exponencial à variável aleatória correspondente ao tempo de falha T (tempo até falhar em anos) de um produto. O modelo tem a expressão f(t) = 0,2e-0,2t t > 0. Então, a probabilidade de o produto falhar dentro da garantia pretendida de 1 ano é:
5. (FUNCAB) - Em uma clínica de diagnóstico por imagem existem 48 vagas para exame, por dia. A clínica prefere elaborar, antecipadamente, o mapa dos exames marcados para um determinado dia, limitando a 50 as pré-reservas. Historicamente, constatou-se que 10% dos pacientes que marcam exame não comparecem. Então, o valor aproximado da probabilidade de que todas as pessoas que comparecem sejam atendidas:
6. (AOCP) - O tempo entre as chegadas de pacientes em um guichê do serviço de atendimento médico é uma variável aleatória X que segue a distribuição exponencial com média de 4 minutos. Assim, o modelo da função densidade de probabilidade correspondente é:
7. (AOCP) - O vetor aleatório Y = Xβ + ε modela o relacionamento entre a variável resposta Y e p-1 variáveis explicativas Xi , i = 1, 2, .... , p-1, com base em n observações da resposta e das variáveis explicativas. O vetor ε tem distribuição Normal multivariada com vetor de médias 0 e matriz de covariâncias Σ e é a
componente estocástica do modelo. Então, é correto afirmar que:
8. (FUNCAB) - Coletou-se uma amostra aleatória de 10 contas de cartão de compras no cadastro de um grande supermercado. A despesa diária média apurada foi de R$ 27,60. Sabendo que o desvio-padrão de todas as contas cadastradas é igual a 12, o que se pode dizer sobre o intervalo de confiança de 95% para a despesa média Ө que seria apurada usando todo o cadastro?
9. (AOCP) - A técnica da Análise da Variância foi desenvolvida por R. A. Fisher e tem como objetivo e premissas:
10. (AOCP) - O fabricante de um produto eletrônico afirma que o seu produto funciona adequadamente pelo menos 4 anos. O estatístico responsável pelo setor de compras de um hospital obteve dados das várias empresas de assistência técnica e modelou o tempo de falha (tempo até falhar), t, do produto, segundo a distribuição de Weibull com função densidade de probabilidade f(t) = com t, b, c R+ e com parâmetro de forma c = 20 e de escala b = 7. Então, a probabilidade do fabricante estar correto é:
11. (AOCP) - Um estatístico necessita verificar se o peso por m2 do papel A4 que está sendo fornecido está de acordo com a especificação de pelo menos 75g/m2. Assim, tomou uma amostra aleatória de tamanho n = 5 com observações: 77, 77, 77, 76, 78. Testando a hipótese nula de que o papel fornecido obedece, na média, à especificação, e assumindo que as observações são independentes e com distribuição Normal, o estatístico obteve para a estatística do teste o valor:
12. (AOCP) - Um estatístico necessita descrever o tempo de atendimento de certo procedimento para fins de planejamento e alocação de pessoal para melhorar o atendimento. Assim, obteve uma amostra composta por n = 5 observações da variável aleatória correspondente a esse tempo: 5, 6, 4, 3 e 7 minutos. Portanto, é
correto afirmar que o desvio padrão e o coeficiente de variação dessa amostra são,
respectivamente:

Compartilhe