Engenharia Civil

Publicado por Nataly Melo 19/02/2020 - 16:22 PM
0 min. leitura
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA CIVIL

Simulado com questões de Engenharia Civil para concursos.

1. (FUNCAB) - De acordo com a norma ABNT NBR 6118: 2007 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), o projeto de estruturas em concreto protendido deve prever as perdas da força de protensão em relação ao valor inicial aplicado pelo aparelho tensor. Nos elementos estruturais com pós-tração, as perdas devidas ao atrito entre as armaduras e as bainhas ou o concreto, são classificadas como perdas:
2. (FGV) - Com relação à execução de estacas de fundação na construção, analise as afirmativas a seguir.
I. A janela de correr é formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal, no plano da janela.
II. A janela projetante-deslizante é formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas por deslizamento vertical, no plano da janela.
III. A janela guilhotina é formada por uma ou mais folhas que podem ser movimentadas em torno de um eixo horizontal, com translação simultânea desse eixo.

Está correto o que se afirma em:
3. (FUNCAB) - De acordo com a norma ABNT NBR 6122: 2010 (Projeto e execução de fundações), no que se refere às fundações superficiais (rasas ou diretas), é correto afirmar:
4. (FGV) - Com relação à execução de pintura intumescente, analise as afirmativas a seguir:

( ) Antes da aplicação da tinta intumescente, o substrato da estrutura precisa estar jateado, liso ou escovado, após o que deve estar completamente limpo e seco, sem óleo, umidade ou sujeira.
( ) Com o uso de um misturador elétrico ou outro equipamento apropriado, o primer é homogeneizado para que grumos sejam eliminados, sem acréscimo de água ou solvente.
( ) Após a aplicação do primer sobre o substrato da estrutura de maneira uniforme e secagem deste por 24 horas, a tinta intumescente, preparada da mesma maneira que o primer, é aplicada com o uso de rolo, trincha ou máquina aspersora.

Sendo V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s), a sequência correta é:
5. (FUNCAB) - De acordo com a norma RDC nº 50 daANVISA, todos os projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) deverão, obrigatoriamente, ser elaborados em conformidade com suas disposições.
Segundo esta norma, a sigla adotada para designar as instalações da rede de ar comprimido (medicinal e industrial) é:
6. (FUNCAB) - Considere um pilar em concreto armado com dimensões 20 x 60 cm, vinculado em ambas as extremidades por vigas de 50 cm de altura. A distância entre as faces internas das vigas que vinculam o pilar é 260 cm. O maior índice de esbeltez desse pilar, considerando as prescrições da norma ABNT NBR 6118: 2007 (Projeto de estruturas de concreto – Procedimento), é aproximadamente:
7. (FGV) - Relacione o tipo de impermeabilização com seu respectivo material constituinte principal da camada impermeável.

1. Cimentício
2. Asfáltico
3. Polimérico

( ) membrana de emulsão asfáltica
( ) argamassa com aditivo impermeabilizante
( ) manta de policloreto de vinila
( ) argamassa polimérica

A relação correta, de cima para baixo, é:
8. (FUNCAB) - A norma ABNT NBR 9077: 2001 (Saídas de emergência em edifícios) define a distância máxima a ser percorrida para atingir um local seguro (espaço livre exterior, área de refúgio, escada protegida ou à prova de fumaça), tendo em vista o risco à vida humana decorrente do fogo e da fumaça. Um dos parâmetros que influenciam no dimensionamento dessa distância é a característica construtiva da edificação. Prédios que favorecem a propagação do fogo, tais como prédios estruturados em madeira, prédios com entrepisos de ferro e madeira, pavilhões em arcos de madeira laminada e outros, recebem, segundo o código, a seguinte classificação:
9. (FUNCAB) - Segundo a norma ABNT NBR 10151: 2000 (Acústica – Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento), o método de avaliação do ruído baseia-se em uma comparação entre o nível de pressão sonora corrigido (Lc) e o nível de critério de avaliação (NCA), estabelecidos por esta norma.

Em uma área estritamente residencial urbana ou de hospitais ou de escolas, o nível de critério de avaliação (NCA) para ambientes externos, em dB(A), no horário diurno, corresponde a:
10. (FGV) - Quando se atesta expressamente o direito do credor ao pagamento, tendo por base a medição da obra e dos serviços executados, a documentação fiscal apresentada, inclusive certidões e memória de cálculo de eventual reajuste de preços, a despesa correspondente foi:
11. (FGV) - A ordem correta, da esquerda para direita, para a execução da instalação de um piso vinílico é:
12. (FUNCAB) - De acordo com a norma ABNT NBR 8160: 1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), o interior das tubulações, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Para garantir esta acessibilidade aos elementos do sistema, entre outros, a distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo NÃO deve ser superior a:

Compartilhe