Engenharia Ambiental

Publicado por Nataly Melo 20/02/2020 - 9:34 AM
0 min. leitura
ENGENHARIA AMBIENTAL
ENGENHARIA AMBIENTAL

Simulado com questões de Engenharia Ambiental para concursos.

1. (UPENET/IAUPE) - Uma amostra indeformada de solo foi recebida em laboratório. Com ela, realizou-se o ensaio para a determinação do teor de umidade (w). Para tanto, tomou-se uma amostra que, junto com a cápsula em que foi colocada, pesava 107,31 gramas. Esta amostra permaneceu em estufa, à temperatura de 105 °C até a constância do peso, após o que o conjunto, solo seco mais cápsula, pesava 98,05 gramas. A massa da cápsula, denominada “tara”, era de 27,43 gramas. Qual o valor do teor de umidade (w) em porcentagem?
2. (VUNESP) - A assunção de obrigação, sem autorização orçamentária, com fornecedores para pagamento a posteriori de bens ou serviços, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, é vedada e equipara-se a:
3. (UPENET/IAUPE) - A contaminação de aqüíferos é sempre uma questão relevante, tendo em vista a mobilidade de certos compostos tóxicos com a possibilidade de deslocamento de plumas para áreas distantes da fonte. Quanto às técnicas de remediação de solo e águas subterrâneas, assinale a alternativa CORRETA:
4. (UPENET/IAUPE) - Material derivado do intemperismo de rocha ou sedimento que não foi transportado da sua locação original, ou seja, a desintegração e a decomposição do material ocorrem “in situ”. Esta definição refere-se ao tipo de solo denominado de:
5. (VUNESP) - As Unidades de Conservação (UC) devem possuir um Plano de Manejo que:
6. (UPENET/IAUPE) - De maneira simplificada, toda água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito é classificada como água subterrânea.
Neste contexto, analise as alternativas abaixo e marque a única CORRETA:
7. (VUNESP) - A fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Ministério Público, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação de dotações e recursos próprios e renúncia de receitas, será exercida mediante controle externo e pelo sistema de controle interno. Os controles externo e interno são exercidos, respectivamente, pelo Poder:
8. (VUNESP) - . Segundo a lei que regulamenta os planos de carreiras dos servidores administrativos do Ministério Público do Espírito Santo, o grupo operacional administrativo é formado pelas carreiras e cargos que especifica.
A Carreira Técnica Operacional inclui os cargos de Agente de:
9. (VUNESP) - Determina, expressamente, a Lei n.º 8.666/93 que os contratos administrativos por ela disciplinados regulam-se pelas cláusulas e pelos preceitos de direito público, aplicando-lhes, supletivamente, as disposições do direito privado e os
princípios da:
10. (VUNESP) - Em conformidade com a lei que rege a licitação, toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais, é considerada:
11. (UPENET/IAUPE) - Os solos brasileiros são bem estudados, existindo um serviço cartográfico da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que realiza desde a década de 1960, uma série de levantamentos. Esses trabalhos permitiram o desenvolvimento de uma classificação própria para os solos brasileiros, publicada em 1999. Dentro deste contexto, é CORRETO afirmar que um LATOSSOLO possui as seguintes características:
12. (UPENET/IAUPE) - No que se refere às técnicas de tratamento de resíduos sólidos urbanos, marque a alternativa INCORRETA.

Compartilhe