Biologia

Publicado por Nataly Melo 14/02/2020 - 9:46 AM
0 min. leitura
SIMULADO DE BIOLOGIA
SIMULADO DE BIOLOGIA

Simulado com questões de Biologia para concursos.

Prepape-se para as provas com Apostila de Biologia.

 

1. (FGV) - O método mais usado para identificar tipos de bactérias é o método de coloração de Gram, porque permite distinguir bactérias Gram positivas de Gram negativas. Submetidas a esse método, as bactérias Gram positivas se apresentam coloridas de azul a púrpura e as Gram negativas, de rosa a vermelho. Essa identificação acontece porque:
2. (FGV) - A construção de barragens para criar reservatórios de água para gerar energia elétrica impede as migrações reprodutivas (para montante) de muitas espécies de peixes, assim como as migrações em busca de áreas de alimentação (para jusante) dessas mesmas espécies. Nos últimos anos, foram criadas tecnologias para a construção de mecanismos de transposição, como a “escada de transposição de peixes”.  A respeito da contestação da eficiência dessas escadas, analise as afirmativas a seguir.
I. Na área de atração, à jusante da barragem, o fluxo de água é relativamente pequeno. Por essa razão, a maioria dos peixes “não percebe” que aquele é o ponto de entrada para subir o rio.
II. A entrada dos peixes na escada, na direção montante para jusante, com fluxo de água relativamente pequeno, também não é reconhecida pela maioria dos peixes.
III. Os peixes migradores não conseguem subir as escadas.
Assinale:
3. (FGV) - A seguir, estão relacionados três tipos de plantas que vivem sobre árvores.
I. Cipó‐chumbo – liga‐se ao floema.
II. Erva‐de‐passarinho – liga‐se ao xilema.
III. Orquídeas – ligam‐se à casca do caule.
Com relação à interação desses três tipos de plantas com a árvore, é correto afirmar que:
4. (FUNCAB) - Os vegetais possuem uma organela intracelular especializada chamada cloroplasto. Existem evidências de que essas estruturas são descendentes de bactérias fotossintetizantes. Além da fotossíntese, os cloroplastos atuam na célula vegetal:
5. (FUNCAB) - As enzimas podem ser agrupadas em classe funcionais que realizam reações químicas similares. Algumas classes comuns de enzimas estão listadas abaixo: 
I. Nucleases são as responsáveis por clivar ácidos nucleicos pela hidrólise das ligações entre nucleotídeos.
II. Fosfatases são as responsáveis por catalisar a remoção hidrolítica de grupos fosfatos de uma molécula.
III. Cinases são as responsáveis por catalisar o rearranjo das ligações de uma única molécula.
IV. Polimerases são as responsáveis por clivar as proteínas pela hidrólise das ligações entre os aminoácidos.
A relação entre as classes das enzimas e as reações catalisadas por elas estão corretas em:
6. (FGV) - Em uma das etapas do ciclo de Krebs, a enzima succino desidrogenase catalisa a transformação do ácido succínico em ácido fumárico. A adição de ácido malônico ao sistema provoca a diminuição da taxa da reação que pode ser revertida com o acréscimo de ácido succínico. Fundamentado nos dados acima, é correto afirmar que:
7. (FGV) - Na China, um programa de combate à esquistossomose foi realizado em quatro aldeias, conforme a seguir:
- em duas aldeias, os habitantes receberam uma rotina anual de tratamento com drogas que matam os vermes adultos;
- nas outras duas, os habitantes receberam o mesmo tratamento anual com drogas, acrescido de um programa de estratégias adicionais, como educação sanitária, tratamento da água de consumo, construção de fossa asséptica, etc.
Fundamentado no conhecimento dessa endemia, é correto afirmar que:
8. (FUNCAB) - A matéria-prima para a evolução é a sequência de ADN existente. Nesse sentido, nenhum gene é totalmente novo. Entretanto, a inovação pode ocorrer de diversas maneiras, sendo correto afirmar que:
9. (FUNCAB) - Os dípteros geralmente são associados ao grupo de animais vetores das principais endemias brasileiras. Porém, há espécies de dípteros que podem, ao longo do seu ciclo evolutivo, parasitar o homem e nele causar doenças conhecidas como miíases, entre as mais comuns, o berne. A larva de que espécie de mosca é responsável pelo desenvolvimento dessa doença?
10. (FGV) - A célula ovo humana apresenta pequena quantidade de vitelo, já que o ovo é metalécito. Caso não receba alimento extra, o embrião não tem condições de sobreviver. Com relação aos processos que resultam em fornecimento de alimento para o embrião, analise as afirmativas a seguir.
I. A remoção da membrana de fecundação (ou de fertilização) permite a entrada de material alimentar no embrião.
II. Enzimas produzidas pelo trofoblasto digerem a parede do endométrio, permitindo que o embrião absorva os produtos dessa digestão.
III. A placenta permite a nutrição do embrião através de substâncias do sangue materno. Assinale:
11. (FUNCAB) - O ADN é uma longa estrutura presente em nossas células. Para caber no núcleo, o ADN utiliza algumas estratégias, como a formação de nucleossomo.
Pode-se afirmar que um nuclessomo é:
12. (FGV) - A produção de anticorpos monoclonais (AMC) é feita por meio da formação de hibridomas a partir de células produtoras de anticorpos e células provenientes de mielomas. Nesse processo, é correto afirmar que:
13. (FUNCAB) - No reino animal, a classe dos mamíferos possui forte apelo para projetos relacionados com a conservação dos ambientes naturais, sendo muitas espécies símbolos de projetos bem sucedidos no cenário nacional. Amastofauna brasileira é bastante rica, com aproximadamente 652 espécies nativas, distribuídas entre 11 ordens. A ordem de mamíferos com maior número de espécies descritas no Brasil é:
14. (FGV) - Considerando que um homem apresenta um determinado gene mitocondrial, é correto afirmar que, entre os seus descendentes, o gene considerado:
15. (FUNCAB) - Apesar de maior parte da água de nosso planeta estar disposta nos oceanos, a quantidade de água em trânsito representa apenas 0,08% do total, mas é essa percentagem que supre as necessidades para a sobrevivência dos organismos. Sobre o ciclo hidrológico, pode-se afirmar que:
16. (FGV) - Numa área delimitada de uma região de campo, foram capturados 50 animais de uma determinada espécie que, depois de marcados, foram devolvidos ao ambiente. Numa segunda coleta, foram capturados 50 indivíduos da mesma espécie, dos quais 10 apresentavam a marca anteriormente feita. Usando o índice de Lincoln‐Petersen, os dados mostram que a população local dessa espécie é, aproximadamente, de:
17. (FGV) - Para distinguir um nematódeo (animal do filo Nematomorpha), uma minhoca (filo Annelida) e uma cecília (filo Chordata, classe Amphibia), bastam duas características. Assinale a alternativa que as indica:
18. (FUNCAB) - As plantas apresentam uma série de tecidos, com diferentes origens e funções bem variadas. Um desses tecidos é responsável pelo transporte de seiva bruta pela planta. Esta estrutura recebe o nome de:
19. (FUNCAB) - A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por vetores artrópodes, e possui dois ciclos epidemiológicos distintos (silvestre e urbano). Reveste-se da maior importância epidemiológica, por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas. Sobre a febre amarela, é correto afirmar:
20. (FUNCAB) - As plantas, diferentemente da maioria dos animais, não podem se deslocar de um local para outro para procurar um parceiro para se acasalar. Em geral, as plantas têm que satisfazer essas necessidades por meio de crescimento direcionado e das estruturas que elas produzem. Muitas angiospermas desenvolveram um conjunto de características que permitem que elas controlem ativamente a sua escolha de parceiros para reprodução sexuada. Neste conjunto de características está a flor. Sobre as flores das plantas que são polinizadas por morcegos, pode-se afirmar:

Compartilhe