Banco de Dados

Publicado por Nataly Melo 18/02/2020 - 10:13 AM
0 min. leitura
BANCO DE DADOS
BANCO DE DADOS

Simulado com questões de Banco de Dados para concursos.

1. (FUNDEP) - Analise as seguintes afirmativas sobre transações em bancos de dados e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O término da execução de uma transação corresponde a um commit ou roll-back.
( ) A transação deve primeiro fazer as leituras e depois as escritas.
( ) A definição da transação deve atualizar explicitamente os índices.
( ) As transações podem ser executadas concorrentemente.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA:
2. (CCS/UNITINS) - O PMBoK provê uma série de áreas de conhecimento que categorizam boas práticas e processos para gerência de projetos. Algumas áreas de conhecimento são abordadas quase que de imediato pela maioria dos gerentes de projetos, por meio de simples perguntas.

Qual é a ordem correta das áreas de conhecimento do PMBoK que se enquadrariam como resposta, respectivamente, às perguntas: “O quê?”, “Quando?” e “Quanto?”:
3. (CCS/UNITINS) - “SQL (Structured Query Language) é uma linguagem de computador destinada a armazenar, manipular e consultar dados contidos em bancos de dados relacionais. O primeiro SQL surgiu em 1974, quando um grupo na IBM desenvolveu o primeiro protótipo de um banco de dados relacional. O primeiro banco de dados relacional comercial foi lançado pela Relational Software (mais tarde, tornou-se a famosa Oracle).”

São subconjuntos pertencentes a SQL somente:
4. (FUNDEP) - Considerando o atendimento de padrões, é CORRETO afirmar que a implementação de PL/SQL dos SGBDs Oracle em suas várias versões atende:
5. (CCS/UNITINS) - A linguagem SQL ANSI provê um padrão de escrita de Querys para recuperação de dados em sistemas SGBD. Considerando esse fato, supomos uma tabela denominada “funcionarios”, contendo os campos “nome” (de um tipo de TEXTO) e “salario” (de um tipo NUMÉRICO).

Pode-se afirmar que o SGBD retornaria uma lista de registros cujos valores de “salario” seriam superiores a 1.000, ordenados pelo valor do campo “nome”, como resposta à instrução:
6. (CCS/UNITINS) - A arquitetura cliente/servidor é muito popular nos meios organizacionais. O processo de desenvolvimento de aplicações que fazem uso dessa tecnologia requer especial atenção tanto das equipes de desenvolvimento de software, quanto das equipes dos administradores de banco de dados.

Os usuários finais que utilizarão uma aplicação construída nesses moldes poderão não perceber as camadas que os distanciam dos dados que acessam, uma vez que a arquitetura costuma se apresentar de forma transparente.

A ordem correta dos elementos dessa arquitetura, iniciando-se pelos usuários finais, é:
7. (FUNDEP) - Indique a alternativa correspondente ao item cuja definição é uma responsabilidade típica do administrador de Banco de Dados.
8. (FUNDEP) - Analise as seguintes afirmativas sobre casos usuais de mapeamento entre modelos ER e relacional e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Uma especialização deve ser mapeada em uma restrição.
( ) Um conjunto entidade deve ser mapeado em uma tabela.
( ) O mapeamento de um relacionamento depende de sua cardinalidade.
( ) O mapeamento não deve explicitar restrições de integridade.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência de letras CORRETA:
9. (CCS/UNITINS) - A operação de backup é de fundamental importância, uma vez que os dados são mais valiosos para as empresas que o próprio SGBD que os gerencia. Assim, o administrador de banco de dados deverá saber aplicar as regras apropriadas de backup, conforme a situação que se apresente para salvaguarda e recuperação de dados.

Considerando essa afirmação, avalie as características dos tipos de backup.

I. Um backup diferencial é mais lento para ser criado que um backup completo.

II. Se você realizar o backup diferencial mais de uma vez, ele copiará todos os arquivos ou partes dos arquivos que mudaram desde o último backup completo, mesmo que já se tenham cópias idênticas desses arquivos em um backup diferencial anterior.

III. No backup incremental, o software cria cópias de todos os arquivos ou partes dos arquivos que sofreram modificações desde os backups anteriores, sejam eles de qualquer tipo.

IV. O backup completo acontece quando se executa um backup diferencial, seguido de um backup incremental.

São verdadeiras apenas as afirmações:
10. (FUNDEP) - As opções seguintes são exemplos de restrições de integridade em um sistema de banco de dados relacional, EXCETO:
11. (FUNDEP) - Várias das versões do SGBD Oracle envolvem os seguintes tipos de arquivo, EXCETO:
12. (FUNDEP) - As opções seguintes são restrições de tabela do SQL-2, EXCETO:

Compartilhe