Agronomia

Publicado por Nataly Melo 17/02/2020 - 14:48 PM
0 min. leitura
AGRONOMIA
AGRONOMIA

Simulado com questões de Agronomia para concursos.

1. (FUNCAB) - O solo possui poros de diferentes formas e dimensões, que imprimem uma característica peculiar em cada solo. A fração do solo que mais decisivamente determina sua peculiaridade física, em função de ser a fração mais ativa nos processos
físico-químicos, é a argila.

Esta característica deve-se a sua:
2. (FUNCAB) - Durante a germinação de uma semente, o polo de geotropismo positivo do eixo embrionário, que dará origem ao sistema radicular, não encontra grandes dificuldades para vencer a resistência mecânica. O polo oposto, que dará origem à parte aérea, utiliza mecanismos que favorecem a emergência da parte aérea no solo, sem danificá-la. Na família, o mecanismo peculiar, pelo qual a parte aérea é posta
para fora do solo utiliza uma estrutura especial denominada:
3. (FUNCAB) - A alta produtividade da planta de milho é decorrente de seu eficiente mecanismo fotossintético. Contudo, a despeito desta eficiência, existem duas características intrínsecas às plantas de milho que podem contribuir para a diminuição potencial da intercepção de luz pelas folhas e o consequente comprometimento da produtividade.

São elas:
4. (FUNCAB) - Através dos estômatos entra o gás carbônico (CO ) que participa da fotossíntese, síntese de açúcares realizada à custa da energia solar. As plantas que seguem o ciclo fotossintético de carboidratos com a formação do PGA são denominadas plantas C3; as que produzem o malato são denominadas C4 e as plantas que apresentam outro sistema de fixação do CO são denominadas CAM.

Entre as CAM podem-se destacar as:
5. (CREA/SC) - Assinale a alternativa correta quanto ao processos administrativos disciplinares (Resolução n. 1008/2004, CONFEA):
6. (CREA/SC) - Sobre a Lei n. 5.194/66 é correto afirmar:
7. (FUNCAB) - Entende-se por uso racional de adubos a aplicação dos fertilizantes em consonância com a fertilidade do solo e as necessidades das plantas. A formulação do adubo a ser utilizado deve levar em consideração, além da racionalização, os custos elevados dos elementos nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). O cálculo da quantidade de elementos na formulação dos adubos deve levar em conta o teor do nutriente na formulação química. Dessa forma, considerando a fórmula de uma mistura igual a 4 – 14 – 8, será necessária a seguinte quantidade, em quilos, de superfosfato simples com 20% de fósforo, para preparar 1.000 kg de adubo:
8. (FUNCAB) - A determinação do pH do solo é feita em suspensão de terra em água, na relação 1:2,5 usando elétrodos de vidro e referência. A determinação em solos de
baixo poder-tampão, solos arenosos com baixos teores de matéria orgânica, pode oferecer problemas, principalmente se o pH for elevado.

Nestes casos, para acelerar a obtenção do equilíbrio, recomenda-se:
9. (FUNCAB) - A soja é uma planta cuja fotossíntese pertence ao ciclo C3, que fixa o CO atmosférico por meio do Ciclo de Calvin. Sendo assim, para a soja existe uma concentração mínima ou crítica de CO , abaixo da qual cessa a fotossíntese líquida e aumenta a respiração de suas reservas. Essas reservas também são consumidas pela fotorrespiração até a sua morte por inanição. Essa concentração mínima ou crítica de dióxido de carbono é denominada de ponto de compensação de CO , que, para soja em ambiente a 25 °C, considera-se:
10. (CREA/SC) - Os danos que as pragas causam são de grande importância econômica
acarretando enormes prejuízos em todo o globo terrestre. Analise as
frases sobre pragas de plantas e escolha a alternativa correta:

I. A lagarta elasmo ataca, principalmente, as plantas de arroz irrigado onde as lagartas cavam galerias em direção ao centro das hastes.
II. O mandarová, Erinnyis ello (L., 1758) é a principal praga da mandioca.

III. As cultivares de bananeira Nanica e Nanicão são mais suscetíveis ao ataque da broca ou moleque, Cosmopolites sordidus, Germ., 1824.

IV. Os gorgulhos do milho atacam o cereal armazenado tanto na fase larval como na fase adulta.

A seqüência correta é:
11. (FUNCAB) - Para ser absorvido pela planta é necessário que um nutriente, que se encontrar na solução do solo, em contato com a superfície ativa do sistema radicular,
esteja na forma passível de absorção e utilização pela planta.

O transporte de nutrientes do solo às plantas ocorre em função dos seguintes processos:
12. (CREA/SC) - O processo de conservação de plantas forrageiras através da ensilagem é muito antigo. Sobre esse processo é correto afirmar que:

Compartilhe