Agente de Vigilância Sanitária

Publicado por Agilizas Concursos 26/03/2020 - 14:09 PM
0 min. leitura

Simulado com questões de Agente de Vigilância Sanitária para concursos.

1. (UPA) - Acerca dos medicamentos genéricos, assinale a alternativa que corresponde a sua definição:
2. (UPA) - Os atos dos agentes de vigilância sanitária devem ser apoiados nos princípios que regem a administração pública. Assinale a alternativa que corresponde a alguns desses princípios:
3. (UPA) - Um indicador de saúde tem como propósito refletir a situação de saúde de um indivíduo ou de uma população. Assinale a alternativa que corresponde ao indicador de saúde calculado a partir do quociente entre o total de óbitos e a população de uma área, em um determinado período de tempo:
4. (CONPASS) - No Capítulo III, da Lei Orgânica da Saúde, sobre a Organização, Direção e Gestão é colocado o seguinte texto, em seu artigo 8º:
5. (UPA) - Considera-se equipamento de proteção individual (EPI), todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Constituem exemplos de EPI:
6. (UPA) - Estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde devem elaborar um Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - PGRSS, baseado nas características dos resíduos gerados e em sua classificação. Assinale a alternativa que apresenta a classificação CORRETA do resíduo:
7. (UPA) - A equipe de Vigilância Sanitária foi notificada que uma criança foi agredida por um gato, aparentemente não domiciliado. O acidente ocorreu há 9 dias, foi considerado leve e o animal desapareceu. Que medidas a equipe deve orientar aos responsáveis pela criança:
8. (CONPASS) - A Reforma Sanitária Brasileira foi um marco e trouxe profundas mudanças na área de saúde. Pretendia a inclusão social com amplo acesso da população aos serviços de saúde. Qual das Conferências de Saúde serviu de base para a Reforma Sanitária?
9. (UPA) - Sobre a Vigilância Sanitária, assinale V para as afirmativa verdadeiras e F para as falsas:
(  ) A Vigilância Sanitária está incluída no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
(  ) Entende-se por vigilância sanitária um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores
determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
(  ) Consideram-se bens e produtos submetidos ao controle e fiscalização sanitária: medicamentos de uso humano, alimentos, cosméticos e saneantes.
(  ) As ações de Vigilância Sanitária são executadas exclusivamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
10. (CONPASS) - A Lei Orgânica da Saúde, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em qual Artigo desta Lei são colocados os princípios e diretrizes do SUS?
11. (CONPASS) - Baseando-se na Epidemiologia analise a definição seguinte e assinale nas alternativas a que ela se refere: “São todos aqueles que estiveram em contato com um reservatório ou com ambiente contaminado, de forma a ter oportunidade de adquirir o agente etiológico de uma doença”:
12. (CONPASS) - O Pacto pela Saúde 2006, ainda coloca os seguintes objetivos e metas para a redução da mortalidade infantil, exceto:

Compartilhe