Agente de Trânsito

Simulado com questões de Agente de Trânsito para concursos.

1. (CESGRANRIO) - Considere as afirmativas abaixo sobre os Poderes da República no Brasil.

I – O Poder Executivo estadual é exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Secretários de Estado.
II – O Poder Legislativo estadual é exercido pela Assembleia Legislativa.
III – O Poder Judiciário municipal é exercido pelos Juízes de Direito.
IV – O Poder Executivo federal é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s):
2. (CESGRANRIO) - No que tange aos atos administrativos, analise as assertivas abaixo.

I – São elementos dos atos administrativos: a competência, a forma, o motivo, o objeto e a finalidade.
II – Estão sujeitos a controle judicial os atos discricionários e os atos vinculados, inclusive no que tange ao mérito administrativo.
III – A presunção de legalidade, legitimidade e economicidade é um atributo dos atos administrativos que só pode ser desconstituído por força de decisão judicial.

É(São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s):
3. (CESGRANRIO) - Raquel foi autuada, nos últimos doze meses, por três infrações de natureza grave e uma de natureza média, todas devidamente notificadas e em face das quais não cabe mais recurso. As multas já foram pagas. Nesse caso, Raquel:
4. (CETREDE) - Analise a afirmativa a seguir.
Os presidentes dos CETRANS e do CONTRANDIFE são nomeados pelos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente, e deverão ter reconhecida experiência em matéria de trânsito. O mandato dos membros do CETRAN e do CONTRANDIFE é de , admitida a recondução.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
5. (CESGRANRIO) - A respeito da Constituição Federal e dos diferentes tipos de leis, assinale a afirmativa INCORRETA.
6. (CETREDE) - Um condutor de veículo automotor é surpreendido dirigindo, ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos em uma operação de fiscalização de trânsito. Constatada a infração, será aplicada ao referido condutor a penalidade de multa:
7. (CETREDE) - Considerando o CTB – Código de Trânsito Brasileiro, dentro da esfera administrativa, o condutor, envolvido em acidente com vítima, que deixar de preservar o local, de forma a facilitar os trabalhos da polícia e da perícia, está
sujeito à multa e o registro no prontuário de infração de trânsito de natureza:
8. (CETREDE) - Leia a afirmativa a seguir.
Em conformidade com o Capítulo XVI das Penalidades descritas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas nesse Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar às infrações nele previstas, penalidades de:

Marque a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA:
9. (CETREDE) - Leia a afirmativa a seguir.
O é o conjunto de órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que tem por finalidade o exercício das atividades de planejamento, administração, normatização, pesquisa, registro e licenciamento de veículos, formação, habilitação e reciclagem de condutores, educação, engenharia, operação do sistema viário, policiamento, fiscalização, julgamento de infrações e de recursos e aplicação de penalidades.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna:
10. (CESGRANRIO) - Retenção e remoção de veículos são medidas diferenciadas e que não se confundem. Nesse sentido, é correto afirmar que:
11. (CETREDE) - Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, ou permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor resulta em infração gravíssima e multa:
12. (CETREDE) - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com sede no Distrito Federal é presidido pelo dirigente do Órgão máximo executivo de trânsito da União e tem a seguinte composição: um representante do
I. Ministério da Ciência e Tecnologia.
II. Ministério da Educação e do Desporto.
III. Contrandife.
IV. Cetran.
V. Ministério do Exército.
Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS: