Agente de Trânsito

Publicado por Agilizas Concursos 26/03/2020 - 11:08 AM
0 min. leitura

Simulado com questões de Agente de Trânsito para concursos.

1. (CESGRANRIO) - Raquel foi autuada, nos últimos doze meses, por três infrações de natureza grave e uma de natureza média, todas devidamente notificadas e em face das quais não cabe mais recurso. As multas já foram pagas. Nesse caso, Raquel:
2. (CESGRANRIO) - Considere as afirmativas abaixo sobre os Poderes da República no Brasil.

I – O Poder Executivo estadual é exercido pelo Governador do Estado, auxiliado pelos Secretários de Estado.
II – O Poder Legislativo estadual é exercido pela Assembleia Legislativa.
III – O Poder Judiciário municipal é exercido pelos Juízes de Direito.
IV – O Poder Executivo federal é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.

Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s):
3. (CETREDE) - Situação hipotética: Um agente de trânsito, ao realizar sua atividade de fiscalização em uma blitz na cidade de Fortaleza, flagra o condutor de uma motocicleta, durante o deslocamento em uma via arterial, com os faróis apagados e
que, em seguida, avançou o sinal vermelho do semáforo de um cruzamento de vias públicas. Tais condutas constituemse, respectivamente, em infrações de trânsito:
4. (CETREDE) - Analise a afirmativa a seguir.
Os presidentes dos CETRANS e do CONTRANDIFE são nomeados pelos Governadores dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente, e deverão ter reconhecida experiência em matéria de trânsito. O mandato dos membros do CETRAN e do CONTRANDIFE é de , admitida a recondução.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
5. (CESGRANRIO) - O Departamento de Trânsito do Estado do Acre (DETRAN/AC), por ser uma autarquia estadual, integra a Administração Pública:
6. (CESGRANRIO) - Suponha que o Departamento de Trânsito do Estado do Acre (DETRAN/AC) pretenda rever atos administrativos praticados há mais de quinze anos. Considerando que tais atos administrativos vêm produzindo, desde então, efeitos jurídicos favoráveis aos seus destinatários, qual princípio poderia ser invocado para impedir tal postura administrativa?
7. (CETREDE) - São infrações de natureza média, EXCETO:
8. (CESGRANRIO) - No que tange aos atos administrativos, analise as assertivas abaixo.

I – São elementos dos atos administrativos: a competência, a forma, o motivo, o objeto e a finalidade.
II – Estão sujeitos a controle judicial os atos discricionários e os atos vinculados, inclusive no que tange ao mérito administrativo.
III – A presunção de legalidade, legitimidade e economicidade é um atributo dos atos administrativos que só pode ser desconstituído por força de decisão judicial.

É(São) correta(s) APENAS a(s) assertiva(s):
9. (CESGRANRIO) - A respeito da Constituição Federal e dos diferentes tipos de leis, assinale a afirmativa INCORRETA.
10. (CETREDE) - Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, ou permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor resulta em infração gravíssima e multa:
11. (CETREDE) - Leia a afirmativa a seguir.
Em conformidade com o Capítulo XVI das Penalidades descritas no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, a autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas nesse Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar às infrações nele previstas, penalidades de:

Marque a opção que apresenta a afirmativa INCORRETA:
12. (CESGRANRIO) - De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, para que o agente da autoridade de trânsito possa lavrar autos de infração, ele:

Compartilhe