Agente de Defesa Civil

Publicado por Nataly Melo 02/03/2020 - 16:35 PM
0 min. leitura
Agente de Defesa Civil
Agente de Defesa Civil

Simulado com questões de Agente de Defesa Civil para concursos.

1. (COPEVE/UFAL) - O cargo de Coordenador Estadual de Defesa Civil será exercido, de acordo com a Lei Estadual nº 7.433/2012, por um Oficial:
2. (COPEVE/UFAL) - Dadas as afirmativas sobre as bases do Planejamento em Defesa Civil,
I. Os Planos Diretores de Defesa Civil devem ser realizados em nível municipal, estadual, regional e federal, e não precisam ser atualizados periodicamente.
II. Os Planos de Contingência, elaborados para ampliar as consequências negativas dos desastres, não integram os Planos Diretores dos diferentes níveis de governo.
III. Os Planos Plurianuais de Defesa Civil desenvolvem-se em coerência com os Planos Diretores e em consonância com o Planejamento Governamental.
IV. Os Planos Plurianuais são atualizados anualmente e, em consequência, elaboram-se a Programação Anual e o Orçamento da Defesa Civil.
Verifica-se que estão corretas apenas:
3. (COPEVE/UFAL) - A remoção ou movimentação de um acidentado deve ser feita com o máximo de cuidado, a fim de não agravar as lesões existentes.
Acerca da preparação da remoção da vítima, deve(m)-se tomar a(s) seguinte(s) providência(s):
4. (COPEVE/UFAL) - Ao retirar a vegetação de encostas, o solo fica exposto e passível de erosão e desmoronamentos, principalmente na época das chuvas, muito comum de ser visto em diversas regiões do Estado. Cabe à defesa civil intervir com ações de planejamento em regiões de maior vulnerabilidade para mitigar maiores danos à população.
Dados os itens relativos a ações da defesa civil,
I. Mapear a área.
II. Recuperar a área degradada.
III. Quantificar as famílias habitantes da área.
IV. Construir abrigos públicos.
5. (COPEVE/UFAL) - Considerando que a atuação da defesa civil tem como principal objetivo a redução de riscos e de desastres, compreendendo cinco ações distintas e inter-relacionadas:
1. Prevenção;
2. Mitigação;
3. Preparação;
4. Resposta; 
5. Recuperação, assinale a afirmativa correta.
6. (COPEVE/UFAL) - Risco de desastre é o potencial de ocorrência de ameaça de desastre em um cenário socioeconômico e ambiental vulnerável. Estudos sobre o tema apontam diferentes abordagens para o termo risco. Pode ser compreendido como o risco efetivo, atual ou visível existente e percebido em áreas ocupadas o chamado risco:
7. (COPEVE/UFAL) - De acordo com a Lei nº 12.608/12, o Plano Nacional de Proteção
e Defesa Civil deverá conter, no mínimo:
I. a identificação dos riscos de desastres nas regiões geográficas e grandes bacias hidrográficas do País;
II. as diretrizes de ação governamental de proteção e defesa civil no âmbito nacional e regional, em especial quanto à rede de monitoramento meteorológico, hidrológico e geológico e dos riscos biológicos, nucleares e químicos e à produção de alertas antecipados das regiões com risco de desastres.
III. identificação dos impactos ambientais da região.

Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s) apenas:

Compartilhe