Agente Comunitário de Saúde

Agente Comunitário de Saúde

Simulado com questões de Agente Comunitário de Saúde para concursos.

1. (OBJETIVA) - De acordo com o Ministério da Saúde, em relação à hanseníase e as formas como o Agente Comunitário de Saúde pode ajudar, analisar os itens abaixo:

I. O ACS deve valorizar, nas suas visitas domiciliares, as queixas das pessoas, observando-as com um olhar mais atento e procurando informá-las sobre os sinais e os sintomas da hanseníase.

II. Verificar se os contatos de uma pessoa diagnosticada com hanseníase foram examinados e se receberam a vacina BCG, pois a vigilância das pessoas que têm mais risco de adoecer pode prevenir novos focos.
2. (OBJETIVA) - Em conformidade com o Decreto nº 7.508/2011 - SUS, as Regiões de Saúde serão instituídas pelo Estado, em  articulação com os Municípios, respeitadas as diretrizes gerais pactuadas na(o):
3. (ADM&TEC) - Leia as afirmativas a seguir:

I. O paciente com ancilostomíase não apresenta qualquer tipo de reação inflamatória, pois essa doença caracteriza-se por causar dores no corpo e febre, apenas.

II. A utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades é um princípio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Marque a alternativa CORRETA:
4. (OBJETIVA) - Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, sobre o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade previstos, marcar 1 para as afirmativas Certas, 2 para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

(2) É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou
constrangedor.
5. (ADM&TEC) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A assistência humanizada ao paciente com câncer e seus familiares consiste no emprego de atitudes que originem espaços que permitam a todos verbalizar seus sentimentos e valorizá-los. Inclui também identificar áreas potencialmente problemáticas e auxiliá-los a identificar fontes de ajuda, que podem estar dentro ou
fora da própria família.

II. As neoplasias benignas ou tumores benignos têm seu crescimento de forma organizada, geralmente lento, expansivo e apresentam limites bem nítidos.

Marque a alternativa CORRETA:
6. (ADM&TEC) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância em saúde não deve adotar uma abordagem coletiva dos problemas de saúde, pois o seu foco deve estar direcionado para o indivíduo.

II. O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) dificulta a compreensão de um evento de saúde na população, pois as informações disponibilizadas a partir da sua base de dados são sigilosas.

Marque a alternativa CORRETA:
7. (OBJETIVA) - Em conformidade com a Portaria de Consolidação nº 4/2017, sobre notificação compulsória, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo
CORRETAMENTE:
Notificação compulsória imediata é realizada em até ____ horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.
8. (ADM&TEC) - Leia as afirmativas a seguir:

I. A Estratégia de Saúde da Família é a única porta de entrada possível de usuários no SUS. Através desse meio, as famílias de baixa renda podem ter acesso aos serviços públicos de saúde.

II. Para a detecção do vírus HIV, é necessário que se faça um teste específico.

Marque a alternativa CORRETA:
9. (ADM&TEC) - Leia as afirmativas a seguir:

I. O exame para a detecção do vírus HIV não exige que o paciente esteja em jejum.

II. A Aids é a doença causada pela infecção de uma bactéria, frequentemente transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas ou instrumentos cortantes contaminados.

Marque a alternativa CORRETA:
10. (OBJETIVA) - Em conformidade com Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de Bolso, sobre os propósitos da Vigilância Epidemiológica, analisar a sentença abaixo:

Fornecer orientação técnica permanente para os que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos (1ª parte). Sua operacionalização compreende um ciclo parcial de funções específicas e intercomplementares, que devem ser desenvolvidas de modo intermitente, permitindo conhecer, a cada momento, o comportamento epidemiológico da doença ou agravo escolhido como alvo das ações, para que as intervenções pertinentes possam ser desencadeadas com eficiência e eficácia (2ª parte).
A sentença está:
11. (OBJETIVA) - De acordo com Cadernos de Atenção Básica nº 21: Vigilância em Saúde: Dengue, Esquistossomose, Hanseníase, Malária, Tracoma e Tuberculose, sobre o que são atribuições do Agente Comunitário de Saúde, analisar a sentença abaixo:

Realizar atividades de identificação e mapeamento de coleções hídricas de importância epidemiológica (1ª parte). Desenvolver ações educativas e de mobilização da comunidade relativas ao controle das doenças/agravos, em sua área de abrangência (2ª parte).

A sentença está:
12. (OBJETIVA) - Em conformidade com a Lei nº 8.080/1990 - SUS, à direção nacional do Sistema Único da Saúde (SUS) compete, entre outros:
I. Formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
II. Participar na formulação e na implementação das políticas de controle das agressões ao meio ambiente, de saneamento básico e relativas às condições e aos ambientes de trabalho.