Agente Administrativo

AGE. ADMINISTRATIVO

Simulado com questões de Agente Administrativo para concursos.

1. (FUCAP) - A ética e a cidadania são dois conceitos cruciais na sociedade e estão intimamente relacionados com as atitudes dos indivíduos e a forma como interagem uns com os outros. Considerando as diferenças conceituais entre os dois termos, assinale a alternativa cujo conteúdo refere-se à ética:
2. (FUCAP) - Julgue os itens a seguir, de acordo com a Lei 8666/ 93, acerca das compras. As compras sempre que possível deverão:

I. atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas, observadas sempre, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas;

II. ser processadas através de sistema de registro de preços;

III. ser subdivididas em tantas parcelas quantas necessárias para aproveitar as peculiaridades do mercado, visando economicidade;

IV. balizar-se pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.
3. (FUCAP) - O agente público se confunde com o próprio órgão público o qual ele representa, por isso sua conduta deve ser pautada em impessoalidade. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma conduta impessoal de atendimento ao público:
4. (FUCAP) - A respeito das partes do documento no padrão ofício, são elementos do endereçamento, exceto:
5. (FUCAP) - As normas são regras que devem ser observadas por todas as pessoas, pois busca tornar possível a relação entre os homens. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma conduta que favorece o convívio no ambiente de trabalho:
6. (ADVISE) - Consideram-se arquivos, para os fins da Lei no 8.519/1991, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. Sobre os princípios arquivísticos, assinale a alternativa INCORRETA.
7. (IBFC) -  Ter um sistema de armazenamento, conservação e localização rápida de
documentos é de suma importância. Neste contexto é esperado um tipo de gerenciamento e, sobre este, assinale a alternativa correta.
8. (FUCAP) - A "cidadania" designa, de modo geral, tudo aquilo que tange a posse de direitos e deveres de um povo num território. São exemplos de cidadania, EXCETO:
9. (ADVISE) - Marcelo estava estudando Redação Oficial com sua colega Martha, quando se deparou com as partes do Padrão Ofício. Após os estudos, concluiu que a parte do documento que informa quem receberá o expediente é denominada
como:
10. (FUCAP) - Ética e moral dizem respeito a uma realidade humana construída histórica e socialmente por meio das relações coletivas dos seres humanos enquanto sociedade. Considere as condutas descritas nos itens I, II e III, e em seguida assinale a alternativa que as classifica respectiva e corretamente:

I. Caráter científico;
II. Traduz reflexão em ação;
III. Caráter normativo.
11. (FUCAP) - Sobre a identificação dos documentos oficiais é correto afirmar:

I. nome do documento: tipo de expediente por extenso, com todas as letras maiúsculas;

II. indicação de numeração: abreviatura da palavra “número”, padronizada como Nº;

III. informações do documento: número, ano (com quatro dígitos) e siglas usuais do setor que expede o documento, da maior para a menor hierarquia, separados por traço (-);

IV. alinhamento: à margem direita da página.
12. (IBFC) - Sobre a gestão de documentos é possível afirmar que esse processo consiste, dentre outros, no gerenciamento de arquivos. Sobre este, analise as afirmativas abaixo.

I. Orçamentos e previsões orçamentárias.

II. Registros cadastrais de consumidores.

III. Contas de internet, água, luz, telefone etc.

Assinale a alternativa correta: