Administração

Publicado por Nataly Melo 02/03/2020 - 13:15 PM
0 min. leitura
ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO

Simulado com questões de Administração para concursos.

1. (DPE/RO) - Departamentalização trata do agrupamento de atividades em unidades organizacionais e a organização dessas unidades no contexto geral, a qual pode ter diversas variações. Dentre os tipos de departamentalização, aquele que envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de clientela para a qual o trabalho é executado é chamada de:
2. (ESFCEX) - Alienação, permuta, extravio, comodato, destruição são modalidades de:
3. (DPE/RO) - Responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Em geral, ela representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade. Sobre uma organização socialmente responsável, NÃO é possível afirmar:
4. (DPE/RO) - Sobre os conceitos de eficiência e eficácia, afirma-se:
5. (DPE/RO) - A Administração por Objetivos (APO) constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica.

Sobre esta corrente NÃO é possível afirmar:
6. (DPE/RO) - A comunicação constitui um dos processos fundamentais da experiência humana e da organização social. Perturbações indesejáveis que tendem a deturpar e alterar, de maneira imprevisível, as mensagens transmitidas durante um processo de comunicação é chamada:
7. (ESFCEX) - No âmbito da logística, um dos fatores econômicos que geraram complexidade a esse cenário foi o fenômeno da globalização. Segundo teóricos da área, há cinco fatores que levam às operações globalizadas, conforme listado nas alternativas a seguir, à exceção de uma.

Assinale-a.
8. (DPE/RO) - Trata-se de um padrão de assuntos básicos compartilhados em uma organização. É o conjunto de hábitos e crenças que foram estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas e que são compartilhados por todos os membros da organização.

O trecho descreve o seguinte conceito:
9. (ESFCEX) - Em relação às subdivisões da Ética, quando ela é abstrata e epistemológica, com objetivo de investigar a natureza dos valores, dos juízos morais e os significados das estruturas do discurso, ela é chamada de:
10. (DPE/RO) - As organizações estão migrando velozmente para o trabalho em equipe, sendo o objetivo obter a participação das pessoas e buscar respostas rápidas às mudanças no ambiente. Mas não basta desenvolver equipes. É necessário levá-las a um desempenho excelente. Os principais atributos de equipes de alto desempenho são:
11. (DPE/RO) - No exercício da função, um servidor público ou estagiário afronta princípios da ética profissional quando:
12. (DPE/RO) - O brainstorming, ou chuva de ideias, é uma técnica utilizada para gerar soluções e ideias criativas que possam resolver problemas da organização, sendo também um excelente exercício de debate criativo e inovador. Sobre a técnica é possível afirmar:
13. (ESFCEX) - A Avaliação Participativa por Objetivos (APPO) é democrática, participativa e motivadora.

A esse respeito, assinale a alternativa em que NÃO se tenha descrito corretamente uma de suas etapas.
14. (ESFCEX) - Além dos princípios constitucionais da Administração Pública, consolidados no artigo 37 da Constituição, há princípios igualmente a serem observados pelo administrador público, que estão diluídos pelo ordenamento jurídico pátrio.
Nesse cenário, assinale a alternativa que NÃO descreva corretamente o princípio listado.
15. (ESFCEX) - Em relação às ferramentas para a boa gestão da qualidade total, analise as afirmativas a seguir:

I. O Diagrama de Pareto consiste num conjunto de pontos ordenados, no tempo, que são interpretados em função de linhas horizontais.

II. O Diagrama de Ishikawa possibilita estruturar hierarquicamente as causas de um problema ou oportunidades de melhora.

III. O Diagrama de Dispersão consiste numa ferramenta estatística para auxiliar na tomada de decisão, com a classificação dos problemas em poucos vitais e muito triviais.

Assinale:
16. (ESFCEX) - Segundo Chiavenato, existem técnicas de desenvolvimento de habilidades pessoais no cargo e fora dele. No contexto interno, os principais métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo que ocupam são:
17. (ESFCEX) - A respeito dos tipos de planejamento, analise as afirmativas a seguir:

I. Faz um bom diagnóstico, observando pontos fracos e fortes, de modo a facilitar alcance de metas de longo prazo que envolvam o ambiente interno e externo: planejamento estratégico.

II. Busca especificar os recursos que devem ser disponibilizados para cada produto e cria cronogramas: planejamento tático.

III. O objetivo é o desdobramento da estratégia, com criação de metas e busca de condições adequadas para a sua realização: planejamento operacional.

Assinale
18. (ESFCEX) - Em relação às abordagens da Administração, assinale a afirmativa correta:
19. (DPE/RO) - O foco principal do Desenvolvimento Organizacional (DO) está em mudar as pessoas, a natureza e a qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança da cultura da organização. Dentre os pontos de concordância a seguir, aquele que NÃO caracteriza um pressuposto básico do Desenvolvimento Organizacional é:
20. (ESFCEX) - A respeito do ERP (Enterprise Resource Planning), analise as afirmativas a seguir:

I. Entre os ganhos de aplicar um sistema de gestão integrado está a agilidade em implantar mudanças, tanto nos processos quanto em situações emergenciais, de crise.

II. Na gestão pública, o sistema de gestão integrado agiliza o controle de materiais e suprimentos, uma vez que compras, estoque, fornecedores e qualidade são facilmente observados em conjunto.

III. A inteligência de dados gerada nos diversos setores do órgão público pode gerar mudanças com foco em melhores resultados.

Assinale

Compartilhe