Administração Pública

Publicado por Nataly Melo 13/02/2020 - 13:49 PM
0 min. leitura
Administração Pública
Administração Pública

Simulado com questões de Administração Pública para concursos.

1. (FEPESE) - É uma rotina de recebimento e classificação no protocolo:
2. (FGV) - A Lei n. 10.520/02 criou o pregão eletrônico, modalidade licitatória utilizada pela Administração Pública para contratar serviços e comprar bens ditos comuns. A opções a seguir apresentam vantagens do pregão eletrônico, à exceção de uma. Assinale-a:
3. (FGV ) - As organizações formais modernas, objeto fundamental da Administração Pública, possuem características comuns.
Assinale a opção que apresenta apenas características das organizações formais modernas:
4. (FGV) - A Administração Pública no Brasil é regida por diversos princípios expressos na Constituição Federal de forma explícita ou não. Os princípios administrativos têm igual valor, o que significa que o respeito a um princípio não pode ser conflitante com outro. Assinale a opção que apresenta o princípio que determina a igualdade entre os princípios administrativos constitucionais.
5. (FEPESE) - Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre Memorandos.
( ) O memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão; são, pois, documentos eminentemente internos.
( ) Sua principal característica é a agilidade, já que sua tramitação deve se pautar pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
( ) Os despachos dos memorandos devem ser dados em folha a ser anexada ao documento, para que o histórico do processo seja mantido.
( ) Quanto à sua finalidade e forma obedecem ao padrão ofício.
( ) A frase: “Encaminhamos anexo o projeto da obra para vossa análise e parecer” está corretamente redigida para integrar um Memorando.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo:
6. (FEPESE) - Na organização de arquivos, a passagem dos documentos dos arquivos correntes para os intermediários é conhecida como:
7. (FEPESE) - Ato pelo qual a autoridade competente libera a consulta de documentos até então caracterizados como sigilosos:
8. (FEPESE) - De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, avalie as afirmativas abaixo.
1. O e-mail, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos.
2. Em e-mails, para os arquivos anexados à mensagem deve ser utilizado, preferencialmente, o formato Rich Text.
3. A mensagem que encaminha algum arquivo deve trazer informações detalhadas sobre seu conteúdo, de forma a orientar o destinatário a abrir ou não o arquivo, conforme seu interesse.
4. Para que o e-mail possa ter valor documental, é preciso existir certificação digital que ateste a identidade do remetente, na forma estabelecida em lei.
5. Não é recomendável que se use o recurso de “confirmação de leitura” já que o destinatário pode se sentir invadido em sua privacidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
9. (FGV) - A estrutura organizacional influencia diversos pontos do cotidiano de uma empresa. É possível, inclusive, determinar o tipo de comando existente em uma organização quando se analisa como sua estrutura se estabelece.
Assinale a opção que apresenta a relação correta entre a estrutura organizacional e sua caracterização:
10. (FGV) - O processo de departamentalização busca distribuir e realocar recursos, seguindo determinados princípios. Sobre os princípios que orientam o processo de departamentalização, assinale V para o verdadeiro e F para o falso.
( ) Princípio do maior uso.
( ) Princípio do maior interesse.
( ) Princípio da separação do controle.
( ) Princípio da supressão da concorrência.
Os princípios apresentados são, respectivamente:
11. (FGV) - A gestão de recursos materiais compreende uma série de atividades que tem como objetivo garantir a provisão e o aporte de recursos para a atividade da organização. Essas atividades se dividem em categorias chamadas de funções da gestão de recursos materiais. As opções a seguir apresentam funções da gestão de recursos materiais, à exceção de uma. Assinale-a:
12. (FGV) - Ao adotar o processo de departamentalização, uma organização deve levar em consideração uma série de elementos e critérios. As opções a seguir apresentam alguns desses critérios, à exceção de uma. Assinale-a:

Compartilhe