Questões de atualidades para concursos

E aí, já sabe o que estudar sobre atualidades? Descubra neste artigo e fique por dentro dos temas mais relevantes e atuais.

Publicado por Nataly Melo 09/03/2020 - 10:27 AM
8 min. leitura
atualidades

O que acontece no Brasil e no mundo certamente é um tema amplo e muito cobrado em praticamente todos os concursos públicos. Então, não dá pra ignorar esse assunto tão relevante e de grande interesse para quem deseja ser aprovado.

Essa temática também pode vir intitulada como Conhecimentos Gerais nos editais. Além disso pode ser aplicada também nas questões de Língua Portuguesa. Portanto não há dúvidas que é preciso saber sobre questões de atualidades.

Como não é fácil acompanhar todos os noticiários conte com nossa ajuda para saber as notícias mais relevantes. Assim, você irá aprender o que precisa saber para ter um excelente resultado em suas questões de Conhecimentos Gerais.

CoronaVírus

Um dos assuntos mais recentes e que possivelmente acabará aparecendo em alguma prova é o CoronaVírus. Uma doença que começou em uma cidade chinesa e está alcançando proporção mundial com muitos infectados e mortos pelo mundo.

Agora esse vírus que pertence à família CoronaVírus já tem nome, o mesmo é Sars-Cov-2. Esse vírus está assustando o mundo pela rapidez que vem se espalhando desde que foi notificado em dezembro de 2019.

O vírus teve origem em Wuhan, na China, mas como vivemos em mundo globalizado, logo começou a se espalhar. Embora o país tenha adotado muitas medidas de contenção do vírus, as mesmas não foram suficientes para detê-lo.

Muitos infectologistas já consideram que se trata de uma pandemia (quando uma doença alcança proporção mundial). Entretanto, a Organização da Nações Unidas (ONU) ainda não admite.

Oficialmente e de acordo com a ONU esta é apenas uma epidemia (doença concentrada em algum lugar, um espaço limitado). Mas segundo os especialistas é só questão de tempo para que haja uma mudança de definição.

Em pouco mais de dois meses a doença já registra números gigantescos dentro e fora da China. Sendo assim, 77 países registraram casos da doença e o número de infectados é de 93 mil pessoas. Dessas, três mil e duzentas já morreram.

Diante do exposto acima fique atento as proporções que este vírus já alcançou ainda deve alcançar. Pois é muito provável que algum concurso acabe construindo alguma questão relacionada ao Sars-Cov-2.

Brexit

Brexit é o termo utilizado para explicar a saída do Reino Unido da União Européia. Há cerca de três anos e meio esse tema vem sendo notícia e finalmente em 2020 a união foi desfeita.

Um assunto que foi motivo da renúncia para dois primeiros ministros: David Cameron e Tereza May. Uma vez que os dois não suportaram os desgastes causados pelo processo e também a falta de apoio do parlamento.

Quem oficializou que agora os britânicos não fazem mais parte da União Européia é o atual primeiro ministro Boris Johnson. Entretanto quem teve todo o trabalho de preparação do país foi sua antecessora, Tereza May.

Certamente esse é um tema bem cogitado a cair em alguma redação ou questão. Isso porque no que diz respeito a conhecimentos gerais e atualidades o Brexit tem seu lugar garantido.

Desastre em Brumadinho

A tragédia recente que aconteceu em Brumadinho Minas Gerais também é um assunto muito atual que pode cair em concursos. Esse caso chocou o Brasil e o mundo pela tamanha proporção que teve na cidade atingida e em seus arredores.

Uma barragem da empresa de mineração Vale que se rompeu causando a morte de centenas de pessoas. Sendo que até hoje ainda não foram encontradas todas as vítimas que ficaram soterradas pela lama.

Outro impacto causado foi o ambiental, pois rios e regiões inteiras foram contaminados pelos rejeitos de minério. A vida das pessoas daquele lugar foi transformada para sempre a partir dessa tragédia.

Observar assuntos relacionados a este desastre pode ajudar a se preparar para as provas. Assim, a ligação desse acontecimento com o ocorreu em Mariana também em Minas Gerais pode ser solicitada em questões.

Assuntos relacionados como a responsabilidade ambiental das empresas de minérios e construção de barragens também podem aparecer. Desse, modo o triste acontecimento em Brumadinho é um considerado um tema em atualidades.  

Feminicídio no Brasil

Um crime cometido contra a mulher por preconceito devido à sua condição de ser mulher. Assim o crime, que pode ser cometido por homem ou mulher passou a ter agravantes após a lei do feminicídio.

Obviamente já existiam os casos, o que não havia era a punição devida. Entretanto após a lei o que era considerado apenas homicídio passou a ser homicídio qualificado. Então, houve o aumento da pena de acordo com os agravantes.

São considerados agravantes as condições que o assassinato aconteceu. Dessa forma, a pena é aumentada caso abranja violência doméstica ou tenha sido praticada na presença de parentes próximos.

Também é agravada caso seja praticada contra menores de 14 anos ou maior de 60. Pois, nesses casos é ainda mais difícil para a vítima conseguir se defender do agressor.

Importante destacar que essa lei já existia desde 2015. Entretanto a mesma foi editada em 2018, passando a vigorar com mais detalhes e tendo maior notoriedade na sociedade.

Reforma da Previdência

No que diz respeito ao âmbito do Brasil a Reforma da Previdência é um assunto bem recente. Logo também pode se juntar àqueles com grandes chances de estar presente nos concursos.

Aprovada no ano de 2019, esta reforma trouxe muitas mudanças para a vida das pessoas em geral. E especialmente impactarão àqueles que tem a previdência como única maneira de se aposentar.

As mudanças em regras de aposentadoria para homem e mulher podem ser um tema de redação por exemplo. Também as modificações das opções de recebimento da pensão devida em caso de morte ou regras de transição.

Fake News

Em tempos onde praticamente toda a população está conectada através da internet, esse é um possível tema referente a atualidades. Isso porque as chamadas Fake News que traduzindo significa notícias falsas impactam a vida das pessoas.

Segundo os próprios candidatos, nas últimas eleições presidenciais elas foram muito utilizadas com o objetivo de prejudicar alguns deles. De igual modo também usaram para favorecer outros.

Essas notícias falsas sobre os que estavam concorrendo as eleições eram espalhadas em larga escala através das redes sociais. Como nem todos tem o costume de conferir a veracidade das informações, eram recebidas como verdade.

Nos concursos poderão haver perguntas ou textos referentes ao que está sendo feito para evitar as fake News. Ou ainda se já foram criados mecanismos para descobrir e punir aqueles que espalham essas notícias.

Situação da Venezuela

Outro assunto muito pertinente no que se refere a atualidades é a atual situação da nossa vizinha Venezuela. Porque esse país vive uma crise sem precedentes que está afetando a vida de seus cidadãos.

O impasse político entre Juan Guaidó e Nicolás Maduro na Venezuela é assunto nos noticiários constantemente. Desde que o preço do petróleo caiu, a economia do país foi influenciada e começou um tempo difícil por lá.

Sabe-se que a inflação está exageradamente alta e a pobreza aumentando, assim como a violência. Somado a isto houveram eleições presidenciais que segundo a oposição de Nicolás Maduro foram fraudadas para ele vencer.

Devido a esta situação os venezuelanos que conseguem tem deixado o país em busca de uma vida mais digna. Pois as coisas essenciais para sobreviver estão muito caras e os esforços para mudanças por enquanto não tem surtido efeito.

Amazônia

Outro tema possível para redações e perguntas nos concursos públicos é o desmatamento e seus desdobramentos na Amazônia. Pois o Brasil se tornou um cenário mundial de protestos e críticas relacionadas a este assunto.

Quando o Instituto Nacional de Pesquisas (INPE) declarou que o desmatamento aumentou em 2019 começaram as críticas ao governo. Assim, foram feitos muitos protestos em redes sociais, inclusive por pessoas famosas.

O atual presidente Jair Bolsonaro, questionou os métodos usados pelo INPE e não concordou com os números divulgados. Segundo ele, se os dados informados fossem verídicos a Amazônia já teria sido extinta.

A partir do questionamento do presidente, houveram ainda mais protestos, inclusive o diretor do INPE respondeu negando algum erro. Até o Papa João Francisco fez declarações sobre a importância de se preservar a estimada Amazônia.

Liberação de porte de armas

Um assunto polêmico e que divide opiniões é a posse de arma de fogo para todos os cidadãos brasileiros. Essa foi uma das promessas de campanha do presidente do Brasil, logo o mesmo vem se esforçando para cumprir.

Jair Bolsonaro não conseguiu até o momento fazer todas as modificações que desejava. Contudo já obteve êxito em modificar algumas regras para o porte de armas, como no caso do produtor rural.

Quem tem uma propriedade rural agora pode ter e usar arma de fogo em toda a extensão de seu território. Assim, após cumprir as exigências para o porte, o proprietário pode ir além da residência, como antes era preconizado.

Governo Bolsonaro

A chegada de Jair Messias Bolsonaro à presidência da república é uma aposta forte no que tange a atualidades. Pois um governo tão polêmico a ponto de ser comparado com Donald Trump não deixa de ser notícia no mundo.

O presidente tem discordâncias em relação a muitos assuntos que não eram falados antes. Logo, ele consegue causar incômodo tanto dentro do país como no exterior. Inclusive ao tentar mudar a embaixada do Brasil para Jerusalém foi muito criticado.

Além disso, a equipe econômica está causando impactos positivos para o país e pode ser um assunto com forte tendência para surgir nas provas.

Ações terroristas no mundo

Outro tema bem relevante é a ação de terroristas ao redor do mundo. Dessa forma, embora esse seja um problema enfrentado há muito tempo não deixa de ser atual. Porque está relacionado diretamente à tanto sofrimento e derramar de sangue.

Dentro de ações terroristas estão inseridos temas como intolerância religiosa e disputa por território. Esses podem ser assuntos centrais no que diz respeito ao assunto atualidades.

Compartilhe