O que cai no Concurso da FAB?

Você quer saber como se tornar um sargento da aeronáutica? Saiba os detalhes de como ingressar nessa carreira.

Publicado por Nataly Melo 09/03/2020 - 14:19 PM
8 min. leitura
FAB

O concurso para ingresso na Força Aérea Brasileira (FAB) está aberto desde o dia 17 de fevereiro de 2020. Logo este é o momento de enfim realizar o sonho de ser um oficial da força aérea brasileira.

Algumas etapas precisam ser realizadas no Concurso da FAB 2020. Conheça todas elas e fique por dentro das exigências para ingressar nesta carreira. Veja também o que precisa saber para se preparar e ser aprovado.

O que é o Concurso FAB?

Este se trata do primeiro passo a ser dado para quem deseja trabalhar na Força Aérea Brasileira. Assim, é através dele que os candidatos têm a chance de iniciarem sua carreira na FAB.

Após passar por algumas etapas que serão abordadas neste artigo os candidatos realizarão um curso de formação. Este é feito em regime de internato, durante dois anos e já há uma remuneração durante esse tempo.

Tantos homens quanto mulheres podem concorrer no Concurso da FAB, entretanto no caso dos homens há mais oportunidades. Porque apenas um dos cargos abrangem a participação dos dois sexos.

A força aérea é uma instituição muito respeitada em todo território nacional, logo muitos sonham em fazer parte dela. Então desde criança muitos vem pensando em como fazer desse desejo uma realidade.

Esse concurso tem o objetivo de buscar um público-alvo, ou seja, cidadãos brasileiros que se enquadrem nos requisitos estabelecidos. Os mesmos serão habilitados para ingressar no curso de formação a ser ministrado.

Todo o processo até chegar à etapa do curso supracitado é considerado uma forma de admissão para a força aérea. É nele que acontece a capacitação para atuar nas áreas necessárias.

O que estudar para a prova da EEAR?

As provas objetivas do Concurso FAB são compostas por perguntas de múltipla escolha. Assim, as mesmas contemplam disciplinas de Língua Portuguesa, língua Inglesa, Matemática e Física.

As questões que dizem respeito a língua inglesa serão diferenciadas de acordo com os cargos. Sendo assim, as provas referentes as vagas exclusivas para homens exigirão um nível básico de língua inglesa.

Diferentemente as vagas que podem ser preenchidas tanto por homens quanto por mulheres cobrarão um nível Intermediário de Inglês. Dessa maneira os candidatos a essa vaga deverão ter maior domínio da língua.

Quais são as provas da Aeronáutica?

Após ser aprovado na prova escrita é necessário passar por outras etapas que fazem parte do Concurso da FAB. Estas consistem em cinco processos necessários para continuar no caminho que levará ao posto de soldado.

Dessa maneira as provas e etapas de admissão que os candidatos deverão ser submetidos serão aplicadas em diferentes datas. As mesmas serão realizadas conforme aprovação nas fases anteriores, veja quais são:

  • Inspeção de Saúde;
  • Exame de Aptidão Psicológica;
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico;
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar;
  • Validação de Documentos.

A prova escrita está marcada para o dia 07 de junho de 2020. Sendo que já há também data prevista para a divulgação do gabarito, o mesmo estará disponível dia 09 de junho.

Uma coisa importante é tomar cuidado com o horário, seja sempre pontual. Cada vez que uma convocação for feita, chegue no mínimo com uma hora de antecedência para evitar possíveis transtornos.

Quais assuntos que mais caem na FAB

Os assuntos cobrados pelas provas no Concurso da FAB são de nível médio. Entretanto costumam amedrontar até quem já se graduou em algum outro curso específico.

Segundo um especialista, que é professor no Instituto Federal de Brasília, é preciso encarar o medo das matérias. De acordo com ele, o aluno deve se dedicar seriamente ao estudo dos conteúdos verificando cada item que tem dificuldade.

Ainda conforme as observações do professor a matéria de matemática por exemplo, que é bastante temida precisa de dedicação. Pois só se pode aprender exercícios ou problemas os resolvendo.

Então se dedicar em resolver atividades que contenham gráficos, análise combinatória e permutação é fundamental. Também operações básicas como soma, adição, subtração e multiplicação, pois são pilares da matemática.

Em Língua Portuguesa a construção e o sentido das palavras, o que se define por sintaxe, precisam ser dominados. Porque é destes que dependem os outros conteúdos.

Resolver exercícios mais uma vez é uma das palavras chave. Além disso buscar entender o sentido das regras existentes pode fazer com que aparentes mistérios da língua portuguesa sejam desvendados.

Na matéria de Física é muito comum aparecerem questões que envolvem mecânica. Então os conteúdos de cinemática, energia, dinâmica e análise dimensional devem ser relembrados.

Destaque-se também que interpretação de texto auxilia em todas as matérias. Isso porque o candidato só irá resolver corretamente aquela questão que de fato entendeu do que se trata.

Como se preparar para a EEAR?

Quem já se prepara para concursos em geral sabe o quanto é importante fazer planejamentos para estudar. Contudo para o (EEAR) Exame de Admissão do Curso de Formação é preciso ir além.

Para se preparar para a prova objetiva as dicas são organização e estratégia. Separe um lugar para estudar e procure fazer isso todos os dias no mesmo horário. Também faça um cronograma de acordo com as matérias que precisa aprender.

Exercite bastante a interpretação de texto para se dar bem em todas as disciplinas e resolva provas anteriores.  Além disso observe as bibliografias do edital procurando estudar pelos livros sugeridos.

Agora, no que diz respeito as outras etapas, é necessário ter muita atenção, força de vontade e atitude. Assim, cultivar um bom condicionamento físico é essencial para ser aprovado no teste que avaliará este item.

Então treine corrida, caminhada, musculação e esteja pronto para dar o melhor de si. Esse é um ponto que reprova muitos candidatos pois não se preparam devidamente.

É preciso estar apto para enfrentar condições adversas de tempo, por isso exercite isso. Pois quem não está acostumado não conseguirá lidar com o sol escaldante, uma vez que a mesma causa desidratação rápida.

De igual modo e também de grande importância é estar com a saúde em dia. Assim, problemas dentários, obesidade ou baixo peso certamente serão empecilhos para quem quer ser um sargento da aeronáutica.

Como é o Curso de Formação da Aeronáutica?

Quem for aprovado nas etapas anteriores do Concurso da FAB passará então pelo curso de formação. O processo anterior ao curso acontecerá em 2020, porém o início dele está marcado para o primeiro semestre de 2021.

O curso que visa formar sargentos da aeronáutica tem a duração de quatro semestres. O mesmo é ministrado no estado de São Paulo, na cidade de Guaratinguetá.

Uma vez lá, em regime de internato os selecionados já são considerados um militar da ativa. Então os mesmos são chamados de praça especial até se formarem, quando passarão a ser chamados de terceiro sargento.

É imprescindível um período ininterrupto de 40 dias, considerado probatório para que os internos se adaptem à nova vida. Pois é como viverão a partir dali durante os próximos dois anos.

Serão ministrados ensinos gerais, ou seja, em todas as especialidades com o objetivo de igualar o conhecimento dos candidatos. Pois os mesmos geralmente vieram de escolas com padrões de ensino diferentes umas das outras.

Um candidato a ser sargento da aeronáutica precisará ser instruído em conhecimentos militares. Assim será incentivado a desenvolver sentimentos de paixão pela carreira que se inicia.

Força, resistência e disciplina também são conceitos muito trabalhados nesta parte militar. Dessa forma, respeitar hierarquias a que estão submetidos também é um princípio básico para integrar a força aérea.

A parte técnico-especializado também é uma instrução ministrada no curso de formação. Nela, cada um irá aprender conceitos técnicos referentes a especialidade da área onde irá desenvolver suas funções.

O que é preciso para ser sargento da Aeronáutica?

Para ser um sargento da Aeronáutica é preciso observar quesitos de escolaridade e também de idade. Sendo assim, o candidato precisa completar ou ter completado 17 anos até o dia 31 de dezembro de 2020.

Ainda sobre o que se refere a idade não se pode ter mais que 25 anos. Também é necessário ter completado ou estar concluindo o Ensino Médio nessa mesma data citada acima.

Os candidatos que pretendem ingressar na Aeronáutica através do Concurso da FAB podem ser do sexo feminino ou masculino. Entretanto, apenas a oportunidade de trabalhar no controle de tráfego aéreo está disponível para os dois sexos.

Os outros postos a serem disputados apenas por homens são quatro. Assim estes são: guarda e segurança, mecânica de aeronaves, material bélico e equipamento de voo.

Ademais, quem quer ser um sargento precisará ser aprovado na prova prática que é a primeira etapa. Então, será encaminhado as outras etapas já mencionadas que serão de caráter eliminatório e também classificatório.

Após passar e ser aprovado pelo Curso de formação o aluno finalmente terá alcançado seu objetivo. Assim será um integrante oficial da força aérea brasileira.

Altura mínima para entrar na Aeronáutica?

Até o presente momento existem leis que dizem respeito a idade mínima para ingresso na Força Aérea. Mas no que diz respeito à altura ainda não há uma normatização.

Como não há lei específica o que vale é a Constituição Federal. Assim, mesmo que editais da Aeronáutica exijam altura mínima é possível recorrer. Sendo que será preciso provar que aquela função depende de uma altura mínima para ser exercida.

Compartilhe