O que cai no Concurso ADASA?

Quer ser aprovado no Concurso ADASA em 2020? Veja os detalhes que precisa saber e descubra técnicas que irão te ajudar.

Publicado por Nataly Melo 09/03/2020 - 9:42 AM
8 min. leitura
O que cai no adasa

Você está procurando uma maneira de se preparar para ser aprovado e conseguir sua tão sonhada vaga? Então acompanhe neste artigo os detalhes mais recentes deste processo que pode ser a sua oportunidade de alcançar seu sonho.

Trabalhar em uma empresa conceituada como a ADASA é a meta de muitos concurseiros, entretanto nem todos conseguem. Assim, ficar bem informado é o primeiro passo para iniciar sua jornada no Concurso ADASA 2020.

Quando foi o último Concurso ADASA?

O último certame de participação pública lançado pela ADASA aconteceu há 11 anos, em 2009. Sendo que na época houve considerável concorrência entre as vagas que foram disponibilizadas.

Quando este concurso aconteceu houve um número grande de inscritos para os cargos disponíveis. De acordo com informações finais da banca organizadora somente para o cargo de Regulador de Serviços públicos foram 7.374 concorrentes.

Para que serve o ADASA?

A ADASA está situada no Distrito Federal em Brasília e atua na capital em assuntos relacionados a água e energia. Também faz parte de suas atribuições ações direcionadas a infraestrutura do saneamento básico.

A ADASA é a organização responsável por normatizar e regular os recursos obtidos por meio da água. Assim ela tem atuação em uma capital que possui características próprias em relação aos demais estados brasileiros.

Suas atribuições são peculiares porque o Distrito Federal precisa fazer de maneira simultânea o papel de município e estado. Sendo assim, o que em outros estados é dividido precisa ser assumido de maneira integral por este órgão.

Quando será o próximo Concurso ADASA?

O concurso da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico que atua no Distrito Federal foi muito esperado. Isso porque desde 2009 a empresa não realizava processo de contratação através de um certame público.

Mediante publicação feita no Diário Oficial em 2019 havia uma grande expectativa de consumação do processo em 2020. Inclusive a espera era justamente para março do corrente ano. Assim, logo que o mês iniciou novas informações surgiram.

Sabe-se que está oficialmente aberto o Concurso ADASA desde o dia 03 de março. Logo, chegou ao fim a espera de quem aguardava uma chance para concorrer a uma vaga nesta empresa atuante no Distrito Federal.

Por meio deste processo de seleção serão contratadas 25 pessoas tão logo terminem todas as etapas seletivas. Também será formado um cadastro de reserva composto por 50 candidatos devidamente aptos a exercerem as funções.

Estão abertas vagas para dois níveis de escolaridade: Médio e Superior. Sendo que para o primeiro a função a ser concorrida é a de Técnico de Regulação de Serviços Públicos. Assim são 7 vagas disponíveis para este cargo.

No caso do Nível Superior se encontram abertas para inscrição 18 vagas. Desta maneira quem quiser concorrer ao trabalho de Regulador de Serviços Públicos já pode se inscrever.

Em relação as inscrições

As inscrições ficarão abertas por mais de um mês, iniciando dia 09 de abril a partir de 8:00 horas. As mesmas terminarão às 22:00 dia 19 de maio deste ano de 2020.

Haverá apenas um valor referente a taxa de inscrição para os dois níveis de escolaridade. Dessa forma, a mesma será de sessenta e cinco reais para todos os cargos.

Neste processo também será possível ser isento do valor devido para se inscrever. Portanto, a pessoa que se encaixar em um dos cinco grupos descritos abaixo poderá solicitar isenção total ou parcial de 50%, observe:

  • Pertencer a família de baixa renda e receber algum benefício social devido a essa condição de pobreza;
  • Ser doador contínuo de sangue, se fazendo necessário a comprovação de três doações há menos de um ano do começo das inscrições;
  • Ter realizado serviço a justiça eleitoral por pelo menos duas vezes, sendo necessário buscar documento que comprove;
  • Ser um doador de medula óssea, nesse caso será descontado o equivalente a 50% do total devido à inscrição;
  • Fazer ou ter feito parte de algum trabalho de comissão ou agente para proteger criança e adolescente conforme Lei do Estado.

Haverá Vagas para portador de Deficiência e Negros?

Neste processo de contratação através do Concurso ADASA em 2020 haverá um número de vagas reservadas. Dessa maneira pessoas portadoras de deficiência poderão concorrer e terão uma porcentagem disponível na maioria das vagas.

É imprescindível que a pessoa declare qual é a deficiência no ato da inscrição. Caso não o faça, não será possível requerer posteriormente alguma reserva nesse sentido.

Além da declaração também é necessário enviar um e-mail para o Instituto IADES que está organizando o processo. Sendo que o e-mail deverá conter um laudo médico legível especificando a deficiência, assim como o seu grau.

No caso dos candidatos negros que quiserem concorrer as vagas reservadas para tal, também é necessária uma declaração. Sendo que esta deve ser feita no ato da inscrição, onde o mesmo se declarará preto ou pardo conforme nomeia o IBGE.

Como são as provas desse tipo de Concurso?

O Concurso ADASA é composto por quatro etapas que visam selecionar e preparar os candidatos para exercerem as referidas funções. As mesmas são Prova Objetiva, Prova Discursiva, Avaliação de Títulos e Curso Preparatório de Formação.

A aplicação das provas objetivas será feita para todos os cargos. Entretanto as outras 4 etapas serão realizadas apenas por aqueles que forem concorrer aos cargos que exigem Nível Superior.

Etapas para o cargo de Reguladores de Serviços

As duas provas que fazem parte da fase inicial do processo serão aplicadas no mesmo dia. Dessa maneira no cargo de Regulador de Serviços elas serão realizadas da seguinte forma:

  • Provavelmente no dia 07 de junho e no horário da tarde as provas serão aplicadas. Assim, a mesma terá quatro horas e meia de duração;
  • As provas objetivas são compostas por 60 questões que variam entre peso 1 e 1,5, totalizando 75 pontos;
  • As avaliações discursivas são realizadas através da confecção de um texto no modelo discursivo ou dissertativo.

Essas duas provas irão eliminar e classificar os candidatos a Regulador de Serviços inscritos para o Concurso ADASA. Assim, aqueles que forem aprovados serão submetidos a avaliação de títulos que é uma etapa apenas classificatória.

Após passarem pelas três etapas descritas acima, os concorrentes irão realizar um Curso de Formação para ingressar no cargo. De acordo com o que consta no edital esta etapa pode eliminar algumas pessoas, pois é eliminatória e classificatória.

Etapas para o cargo de Técnico de Regulação

Quem for se candidatar as vagas de Técnico de Regulação de Serviços não precisará fazer a prova discursiva. Também não será necessário a avaliação de título e nem curso de Formação necessários para o Concurso ADASA em 2020.

Diante do exposto acima, conforme prevê o edital quem concorrer à função de Técnico só precisará realizar uma etapa. Assim, os candidatos a este cargo farão a prova objetiva, que será eliminatória e também classificatória.

Quem não fizer no mínimo 50% dos pontos em conhecimentos gerais e específicos para o cargo de técnico serão eliminados. Da mesma forma, os que tirarem nota zero na disciplina de português também serão excluídos desta seleção.

É importante muita atenção no momento de preencher a folha de respostas pois não haverá substituições. Da mesma forma a folha destinada a escrever o texto final da prova discursiva também não poderá ser trocada.

Quais os salários?

Os salários oferecidos através do Concurso ADASA são muito atrativos para as duas funções que são oferecidas. Assim tanto o cargo de Regulador de Serviços quanto de Técnico tem valores iniciais altos.

Quem for contratado para trabalhar como Técnico de Serviços irá ter uma remuneração de R$4.300,00. Sendo que esta poderá ser aumentada conforme os padrão e classe de carreira.

Já no caso do Técnico os vencimentos iniciais são no valor de R$10.000,00. Também podem ser acrescidos conforme evolução dos padrões e classes referentes ao cargo pleiteado.

Melhores técnicas para estudar

Estudar aleatoriamente pode até ter algum resultado, contudo quem se organiza certamente alcançará seus objetivos mais rapidamente. Por isso, para estudar de maneira inteligente e eficaz o candidato precisa se apropriar de algumas técnicas.

Separamos aqui algumas metodologias de estudo que farão a diferença nos resultados que você deseja alcançar. Dessa forma, observe 5 técnicas capazes de mudar seus resultados e contribuir para seu sucesso no Concurso ADASA.

1ª Planejamento: é fundamental se organizar, separando os conteúdos a serem vistos e observar qual o tempo disponível para estudo. Veja quais matérias você já tem algum conhecimento e quais precisa dedicar mais tempo para aprender.

2ª Separar um lugar apropriado:  ter um lugar próprio para estudar todos os dias. Assim, estudando sempre no mesmo lugar e horário seu cérebro irá associar que aquele é um momento para aprendizado.

3ª Estudar de várias maneiras: essa técnica de variar os tipos de estudo é muito eficaz. Desta forma, estudar lendo, resolvendo exercícios, assistindo vídeos ou se unir a outras pessoas irá contribuir para fixação da matéria.

4ª Revisar sempre: estudos demonstram que o ato de revisar constantemente faz que o conteúdo seja assimilado. Ou seja, a matéria sai da nossa memória de curto prazo e se instala nas memórias de longo prazo.

5ª Tentar ensinar pra você mesmo: após se dedicar a uma matéria, fique em frente ao espelho. Então dê uma aula para você mesmo, explicando detalhadamente cada ponto da matéria, assim será possível memorizar ainda mais o conteúdo.

Essas são técnicas estudadas e comprovadas cientificamente por conceituadas Faculdades e Universidades. Se aproprie delas e obtenha resultados que irão recompensar seus esforços.

Compartilhe