Dicas Para Reduzir Estresse nos Estudos

Veja as dicas de como aliviar estresse e técnicas de como melhorar estudos para concursos públicos, vestibulares ou provas finais.

Publicado por Nataly Melo 03/03/2020 - 8:41 AM
8 min. leitura
reduzir estresse nos estudos

O período de provas pode ser bastante estafante mas é possível reduzir estresse nos estudos, assim também como a ansiedade.

Preparamos algumas dicas para evitar estresse e ainda melhorar a concentração nos estudos tanto de concursos como para o ENEM. São dez dicas que te ajudarão como melhorar estudos e ainda aliviar estresse antes da prova de forma muito fácil.

o que é estresse

Estresse, o que é?

Apesar do estresse ser uma resposta física do nosso corpo e ser benéfica em diversas situações, excessivamente pode ser prejudicial. Em períodos de provas se não conseguirmos reduzir ou evitar stress todo o nosso trabalho pode ir por água abaixo.

Em excesso, o estresse pode afetar diversas áreas da vida e até tornar-se crônico, sendo fator de risco para depressão. O estresse apresenta sintomas como: sudorese, tremores, respiração acelerada, podendo manifestar ainda tensão muscular, dor de cabeça e baixa imunidade.

Veja outros sintomas que podem estar relacionados ao estresse:

  • Mudança no apetite;
  • Refluxo;
  • Queda de cabelo;
  • Insônia;
  • Batimento cardíaco fora de ritmo.

Diversos fatores podem desencadear o estresse, porém deve-se procurar um médico para descartar que não há outras causas mais graves.

Dez dicas para melhorar os estudos e evitar estresse

Antes de provas importantes como concursos públicos, provas finais escolares e vestibulares é normal nos sentirmos um pouco mais estressados. Porém se não conseguirmos reduzir estresse nos estudos ou aliviar o estresse antes da prova, o resultado pode ser comprometido.

Nem sempre estudar muito é sinônimo de aprender bem o assunto que está estudando é preciso focar na eficácia. Não existe uma fórmula mágica que dita o tempo máximo e mínimo de estudo, o importante é conseguir se organizar.

tempo

1 – Organize seu tempo

Não importa a quantidade de tempo que você tem para estudar para obter sucesso no estudo de um concurso público. Muitas vezes um concurso público tem muitas fases e será importante se preparar adequadamente para todas as fases e provas.

Existem planilhas que podem ajudar na otimização do tempo de estudo e podem ser úteis na organização do seu tempo. Utilize todo o tempo que tem disponível para estudar, com tempos de descanso, pois é muito importante o cérebro descansar.

estudo otimizado

2 – Use técnicas para otimizar os estudos

Existem diversas técnicas de como melhorar estudos e ajudar nas provas assim como evitar estresse conforme as provas se aproximam. É possível estudar sozinho ou pedir para amigos estudarem com você, é uma forma de aliviar estresse antes da prova.

Algumas técnicas que podem ajudar na concentração e aumentar a produtividade nos estudos incluem dicas de coaches de estudos, como:

  • Cronograma de estudos;
  • Fazer resumos do conteúdo estudado;
  • Faça exercícios para comprovar seu conhecimento;
  • Escolher um local adequado para estudar.

material de estudo

3 – Material impresso

O mundo moderno foi tomado por aparelhos eletrônicos como tablets, notebooks e smartphones, que nos auxiliam nas mais diversas tarefas.

Porém para alguns especialistas o material impresso ainda tem suas vantagens mesmo nesse mundo tomado pela tecnologia digital nos estudos.

Eventualmente é possível reduzir estresse nos estudos fazendo uso de jogos que ajudem na memória porém, use com muita cautela.

Em um material impresso, é possível fazer anotações e também sublinhar as partes consideradas importantes e auxilia na memória visual. Leia com atenção o material, se houver tempo mais de uma vez compreendendo o conceito básico do texto ou material.

Antes de colocar no papel, faça um resumo mental relembrando os principais pontos em sequência de começo, meio e fim.

ensinando

4 – Aprenda ensinando

Talvez você nunca pensou nisso, mas quando você explica algo a alguém você aprende também, e ajuda a reter informação. Você pode ensinar o que aprendeu a algum colega ou familiar, assim como professor sua memória tende a ficar melhor.

alimentação

5 – Cuidado com a alimentação

Será que existem alimentos que podem atrapalhar quem precisa de tranquilidade e concentração para as provas de concursos e vestibulares?

É possível fazer refeições leves, mesmo em períodos de festas comemorativas, por exemplo natal e aproveitar o tempo com familiares. O ato de comer é definitivamente um ato social, e você que precisa estudar, também precisa se alimentar mais saudavelmente.

Evitar bebidas alcoólicas durante os períodos de provas é bastante óbvio para quem quer render muito mais nos estudos diários. Existem alguns alimentos que podem ajudar na memória, o que seria bastante benéfico nesse período de estudos muito mais intensos.

No período de provas inclua no cardápio alimentos que melhoram a memória e ainda ajudarão a reduzir estresse nos estudos:

  • Espinafre – possui um mix de nutrientes para o sistema nervoso;
  • Abacate – apresenta nutrientes que ajuda nas conexões entre os neurônios;
  • Suco de uva – rico em polifenóis, protege o cérebro dos radicais livres;
  • Chá – o chá verde (camellia sinensis) possui o ECG que combate o declínio cognitivo;
  • Peixe – o ômega 3, presente em alguns peixes é excelente para os neurônios;
  • Chocolate amargo – o cacau ajuda na circulação sanguínea e estimula o sistema nervoso;
  • Ovo – a colina em sua composição é essencial para um regulador do aprendizado.

descanso

6 – Descanso

Um jeito de se cansar e ficar estressado rapidamente é ficar estudando horas sem parar, porém, especialistas não recomendam isso. É preciso fazer algumas pausas para não ficar sobrecarregado e dar tempo ao cérebro para absorver o que foi estudado.

Dessa forma será mais fácil reter o conteúdo estudado e também evitar estresse nos próximos dias de estudos e provas.

Uma maneira de como melhorar estudos é descansar, pois depois de horas você não será mais capaz de reter informações. O mais importante é manter o equilíbrio entre estudo e repouso, se possível, fazer atividades ao ar livre ajuda muito.

Cada vez mais as pessoas preferem descansar ou dormir menos para estudar ou fazer outras coisas porém, descansar é preciso. Estudos mostram que devemos dormir entre seis a oito horas diárias e a falta de sono pode comprometer a memória.

Mesmo dormindo mais de oito horas por dia não quer dizer que seja um sono de qualidade ou seja reparador. O ideal é tentar dormir e levantar sempre no mesmo horário para que o corpo tenha uma rotina mais saudável.

Não troque o dia pela noite, pois estudos mostram que dormir no mesmo horário toda noite ajuda no desempenho acadêmico. Portanto, dicas para evitar stress que incluem recomendação para descansos e boas noites de sono nunca são demais.

mudança de ares

7 – Mude de ares

Às vezes uma simples mudança de local de estudo pode ajudar no nível de retenção de informação dizem alguns especialistas. Não precisa ser nada extravagante, basta mudar de cômodo na sua própria casa ou se for possível, ao ar livre.

O fato é que precisa ser algum lugar sem muito ruído ou pessoas circulando, pois podem atrapalhar na sua concentração. Se você reside em alguma vizinhança barulhenta e não consegue se deslocar para um local tranquilo use fones de ouvido.

Existem diversas marcas de fones de ouvido que possuem bloqueio de ruído externo e podem auxiliar bastante nos seus estudos.

respiração

8 – Respiração

Sim, parece algo bobo mas é sabido que muitas pessoas respiram do jeito errado, mesmo sendo algo tão automático. Esta técnica pode ser usada sempre que necessário, pois ajudará no alívio dos níveis de estresse e melhora da concentração.

Para aprender a respirar corretamente, deite-se ou sente-se com a coluna reta e coloque uma das mãos em seu abdômen. Inspire bem lentamente pelo nariz, sentindo os pulmões se encherem de ar e seu abdômen se expandir com o movimento.

Segure o ar por alguns segundos e depois o solte lentamente, pela boca, repita algumas vezes para acalmar a mente. Com certeza, essa é uma das dicas para evitar stress mais interessantes e que pode ser feita em qualquer lugar.

saúde

9 – Cuidar da saúde

Além do descanso, é preciso cuidar da saúde para ajudar a aliviar estresse antes da prova evitando o cansaço mental. O físico também pode ser afetado sem alimentação correta o que pode baixar a imunidade e favorecer resfriados e gripes.

Atividade física, alimentação e hidratação adequados e se possível meditação, podem ajudar a evitar estresse durante esse período de estudos. Exercícios físicos são aliados no combate ao estresse, pois a prática de atividade física regular aumenta a produção de endorfinas.

Conforme pesquisas é comprovado que meditação é eficaz em combater e reduzir o estresse durante o estudo e outras áreas. Em estudos comparativos foi concluído que pessoas que praticam a meditação orientada conseguem lidar melhor com os problemas da vida.

Dicas Para Reduzir Estresse nos Estudos 1

10 – Alongamentos

Se você não tem o hábito de fazer exercícios físicos regularmente os alongamentos podem ajudar aliviar estresse antes da prova, pois durante a rotina diária de estudos você ficará sentado por muitas horas seguidas lendo ou digitando na mesma posição.

Ficar tanto tempo na mesma posição pode afetar os músculos na região lombar, cervical e também dos braços e pernas. Para evitar lesões de músculos e articulações é importante manter-se ereto na cadeira e alongar mãos, braços e pescoço frequentemente.

O alongamento vai ajudar a melhorar a flexibilidade e agilidade, aumentando assim a amplitude de movimentos evitando a fadiga muscular.

Foram dez dicas para evitar estresse e como melhorar estudos mas existem muitas outras que podem ajudar a estudar melhor. Organizar seu tempo, se alimentar e dormir de forma correta assim como respirar e fazer alongamentos vão ajudar nos estudos.

Compartilhe