Dicas de como equilibrar trabalho e estudos

Dicas de sucesso para quem trabalha, estuda e não tem tempo para se dedicar aos concursos.

Publicado por Nataly Melo 09/03/2020 - 10:40 AM
7 min. leitura
dicas de como equilibrar trabalho e estudos

Então o ano começou e os preparativos para os concursos estão a todo vapor. Candidatos de todos os estados já começaram sua rotina de estudos e muitos deles estão conciliando rotinas duplas de trabalho e os estudos.

Muitas das vezes uma rotina pesada e cansativa que requer muita disciplina e foco. Na maioria dos casos onde estudantes precisam ajustar o tempo para estudar todo o material que será cobrado e realizar suas rotinas diárias.

Tendo isso em mente, se o concurseiro quiser passar em um concurso que geralmente é super concorrido. Além de renunciar a algumas tarefas do seu dia-a-dia e dedicar mais tempo aos estudos.

Dito isto, vamos abordar neste artigo alguns itens importantes para ajudar os aspirantes a cargos públicos a passarem seu tempo da melhor e mais produtiva forma possível. Fique até o final!

Estabelecendo prioridades

Muitos aspirantes a concurso sonham com uma vaga em uma instituição pública e com a tão desejada estabilidade financeira. Contudo, a grande parte está em uma jornada que engloba trabalho, estudos e família, entre outros.

No Brasil a grande maioria dos estudantes precisa trabalhar para pagar seus estudos. Sendo assim, o tempo que sobra para se dedicar ao concurso fica um tanto quanto escasso.

Mas como estabelecer prioridades e ajustar o tempo disponível para os estudos de forma saudável e tranquila? Simples, estabelecendo prioridades no seu dia-a-dia.

Como fazer isso? Focando no seu objetivo, que é passar no concurso. O restante você deve deixar para depois que estiver aprovado.

Porém, fica fácil falar quando não temos:

  • uma família para sustentar;
  • uma faculdade para finalizar;
  • um trabalho que nos solicita uma jornada de mais de 8 horas diárias.

Mesmo com todos esses pontos negativos não há motivos para desespero. Estabelecer prioridades é bem mais simples que você imagina. Mesmo com uma rotina pesada, depois desse artigo você ainda vai ter tempo de sobra, inclusive para relaxar e se divertir.

Como se organizar para estudar

Organização do tempo é fundamental para quem quer e precisa estudar muito. Sendo assim a primeira etapa para a organização é listar suas tarefas diárias.

A segunda etapa está em listar o tempo que você tem livre, isso inclui deslocamentos e paradas durante o dia. A terceira fica com o desenvolvimento de hábitos saudáveis que te leva ao relaxamento e promove sua saúde física e mental.

Tendo assim o seu objetivo alcançado. Por mais que pareça difícil e muitas das vezes desgastante, é possível sim realizar o sonho da estabilidade financeira. Se você está focado nisso, vamos em frente!

Preparando um cronograma campeão

Uma rotina campeã precisa de um cronograma campeão. Para isso você deve listar todas as suas tarefas, incluindo as desnecessárias. Como por exemplo, horas assistindo séries imperdíveis, ou minutos preciosos nas redes sociais.

Nada de errado com as séries ou redes sociais. Porém, para ser um campeão e ser aprovado no concurso, você precisará renunciar a coisas que tiram o seu foco e seu tempo.

Após listar suas tarefas, você precisará eliminar aquelas que realmente não são importantes e utilizar esse tempo para colocar mais opções de estudo. Seja por vídeo aulas, lendo livros ou refazendo provas de concursos anteriores.

Como adaptar sua rotina

A adaptação da sua rotina se fará de forma fácil se você conseguir seguir o seu cronograma. Para isso, ajuste todos os horários e faça com que o seu tempo seja otimizado da melhor forma possível.

Você pode por exemplo, utilizar o tempo dentro da condução para o trabalho para revisar os itens mais fáceis de assimilação. Ou no horário do almoço, refazer alguns exercícios e provas.

Revisar provas não só do concurso dos sonhos como também de outros concursos fará sua mente abrir para versões diferentes utilizadas pelas bancas.

Outro fator importante e de altíssima relevância é fazer do seu momento de estudos um ritual. Analisando as matérias estudadas nos dias anteriores, com um cronograma de estudos ajustado de acordo com o grau de dificuldades e focando na assimilação e não na memorização.

O candidato deverá aproveitar o tempo de estudos de forma integral e para um melhor rendimento. Seja em casa, nos horários de descanso no trabalho ou durante as viagens de deslocamento nos períodos da manhã e da noite.

Uma opção para que o cérebro funcione melhor é estudar entre 3 e 6 horas da manhã.  Nesse horário o silêncio geralmente impera em seu local de estudos. E é quando o seu cérebro está totalmente descansado e livre de pensamentos.

Pode parecer exagero acordar tão cedo, mas após uma semana de repetições seu corpo e organismo já se acostumam, e você terá a sensação de como não fiz isso antes.

Investindo em saúde física e mental

Quem nunca ouviu a frase “mente sã, corpo são”? No mundo dos concursos essa frase também é muito válida. O motivo?

Se o candidato não exercita o corpo, a tensão e estresse causados pela pressão de passar no concurso, podem levar a estafa. Causando assim um possível esquecimento de tudo o que foi estudado.

Seu cérebro acaba pifando se você não dá tem um tempo de descanso. Estudos dizem que para um atleta de alta performance são necessários 15 minutos de descanso a cada 45 minutos de atividade.

Como nos jogos de futebol, por exemplo, os jogadores precisam de uma pausa entre o período de 45 minutos para se recuperarem. Então caso não haja essa pausa o rendimento dos atletas fica prejudicado, fazendo com que a energia para jogar os 90 minutos acabe antes do término do jogo.

Ou seja, podemos comparar os candidatos a concursos públicos aos jogadores de futebol ou até mesmo a atletas de corrida.

Candidatos são estudantes de alta performance, pois dedicam muitas horas de estudo trabalhando o seu cérebro. E mesmo apesar de estarem sentados estudando, seu corpo se cansa como se estivesse em um jogo ou em uma maratona.

O exercício físico nesse caso é essencial para liberar serotonina, adrenalina e ocitocina, hormônios essenciais para bem estar.

Hormônios extremamente necessários para quem precisa de ânimo e disposição para encarar uma rotina dupla, tripla ou várias horas de estudos em frente aos livros.

Então a dica é focar nos estudos e dedicar pelo menos meia hora do seu dia e rotina para prática de exercícios. Seja caminhada, andar de bicicleta, yoga ou aulas de dança.

Para manter a saúde do corpo qualquer atividade que deixe você mais tranquilo e feliz serve! Afinal, não tem preço fazer o que nos dá prazer e nos anima rumo ao sucesso!

Alcançando sua meta

Após vários meses de estudo, ou quem sabe, anos de preparação, você finalmente foi aprovado no concurso dos seus sonhos. Começando assim a sua jornada para a estabilidade financeira.

Porém, os preparativos para o ingresso na instituição não param. Geralmente as instituições públicas solicitam uma lista enorme de documentos para serem apresentados para avaliação e verificação antes da posse no cargo.

Dito isso, você precisará ter atenção ao ler o edital e verificar se toda a documentação solicitada pela instituição está em dia.

São diplomas, certificados, comprovações de serviço militar e eleitorais, fotos entre outros documentos que deverão estar em dia para a apresentação no ato da posse ou nas datas para a verificação.

Em alguns casos específicos, exames laboratoriais e testes de resistência física também serão solicitados e terão caráter eliminatório.

Sendo assim, se você vai prestar concurso para alguma posição ou instituição que peça esse tipo de exame, o preparo deverá acontecer muito antes do momento da primeira prova de seleção.

A melhor maneira de deixar tudo pronto, caso o candidato ainda não tenha ideia de qual concurso prestar ou se vai prestar diversos concursos, é ler os editais dos anos anteriores.

Sendo assim o candidato terá tempo para ir começando a juntar a documentação e se preparar fisicamente, caso seja necessário.

Com o planejamento de todas as etapas e tendo em mente que o seu sucesso só depende de você e de sua dedicação, não há motivos para o desespero. Tão pouco para ansiedade quando o concurso realmente acontecer.

Resumo do sucesso

Dito isso, vamos listar em tópicos os procedimentos mais importantes para que você possa se preparar e começar seu ano com vitórias e conquistas.

Nº 1 – estabeleça as prioridades para estudo e elimine tudo que não agrega valor e tempo ao seu dia-a-dia;

Nº 2 – planeje seus estudos, o seu dia e sua semana. Escalonar as etapas ficará mais fácil de você verificar as tarefas e cumprir cada uma delas;

Nº 3 – prepare um cronograma de estudos e cumpra cada horário. Nosso cérebro precisa de 17 segundos para fixar um pensamento e a repetição de mais 17 segundos para não perder o foco. Seguir o cronograma sabendo disso, te levará ao sucesso;

Nº 4 – pratique exercícios. Parece batido, mas é a mais pura verdade! Afinal nosso corpo também precisa de estímulos para ajudar nosso cérebro a fixar melhor os estudos;

Nº 5 – tenha em mãos tudo o que for necessário para sua aprovação final no concurso. Melhor prevenir do que remediar! Bons estudos!

Compartilhe