Concurso CGU tem grandes chances de ser lançado em 2020

Saiba como garantir seu futuro através de um concurso CGU. Venha conferir as novidades e tudo que é preciso saber para fazer o processo seletivo! Saiba mais abaixo!

Publicado por Nataly Melo 18/02/2020 - 16:07 PM
6 min. leitura
Concurso CGU 2020 tem edital previsto

A Controladoria Geral da União é uma entidade federal governamental responsável por assistir o presidente da República. Dessa maneira, atendendo no que diz respeito aos assuntos do executivo do país.

Nesse sentido, o edital do concurso está previsto para ser disponibilizado nesse ano de 2020. Dessa forma, assim como em toda prova de seleção é necessário disciplina e organização para conseguir a aprovação.

Assim, surge a oportunidade de garantir o futuro e a realização pessoal com um emprego concursado pelo Governo. Logo, para o concurso CGU foram solicitadas vagas nos principais cargos estatais.

Cargos

Surgindo como uma boa noticia aos ouvidos dos concurseiros o órgão abriu novas vagas que estavam com expectativa desde 2018. Nesse viés, segundo o edital do concurso, devem contemplar dois dos cargos estaduais centrais.

O numero de vagas para cada posto ainda não foi definido pelo órgão, mas já é tempo de se preparar. Seguem abaixo as descrições das duas áreas que o concurso contempla.

Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC)

O profissional responsável pelas finanças e controle tem a função de supervisionar e administrar trabalhos sobre gerenciamento de orçamentos públicos. Exemplificados pelos gastos com o patrimônio nacional

Além disso, é encarregado de analisar a legislação econômica trabalhista coordenando e fiscalizando o programa financeiro anual da união.

Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC)

Esse técnico acompanha a execução, por meios de supervisão, de tudo que diz respeito às ações do Sistema de controle interno. Por isso, examina e instrui resoluções firmadas pela gestão do governo.

Remuneração

A estabilidade oferecida por um cargo de concurso CGU é extremamente cobiçada por muitos. Nesse cenário, o posto de auditor do Governo é o mais visado da área com um alto valor salarial.

Ademais, a colocação de técnico fiscal não fica atrás com um salário cobiçado aos que querem fazer seu pé de meia. Desse modo, por apresentar um alto valor de soldo para essas categorias esse concurso costuma ser concorrido.

Por conseguinte, a remuneração para esse emprego pode sofrer variação a depender de possíveis gratificações presentes no edital. Então, para a área de auditor o valor oscila entre 10 mil e 20 mil com o auxilio alimentação.

Também o cargo de técnico de finanças no principio da carreira é de mais ou menos R$ 6.150,00 somado a isso o auxilio alimentação. Com isso, pode-se observar que é um bom saldo por isso todos desejam.

Portanto, conseguir uma vaga nessas atuações é de grande concorrência exigindo que o candidato esteja bem preparado para o concurso CGU.

Requisitos

O edital do concurso não tem o costume de requerer formações ou graduações especificas para a posse do cargo. Mas, nas áreas supracitadas é comum que se inscrevam pessoas com cursos de ciências contábeis e administração.

Entretanto, para os postos federais das finanças é necessário possuir Diploma ou certificado, devidamente registrado. Com isso, não exige formação especifica de curso de Ensino Superior sendo em qualquer área de atuação.

Igualmente, é importante apresentar inclusive licenciatura plena, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Qual a banca organizadora do concurso?

No ultimo concurso CGU o edital foi postado e realizado pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). Por conseguinte, esse órgão pertence ao ministério da fazenda do Brasil e é encarregado da realização de concursos.

Bem como essa instituição ofereceu para o ultimo concurso CGU provas com questões objetivas das seguintes áreas:

Dessa forma, tendo como base provas e o edital do concurso mais antigo é possível ter um bom preparo para a prova. Por isso, tendo em mãos as áreas mais cobradas é necessária a execução de simulados com processos recentes.

Como estudar para o concurso CGU 2020?

Todo processo seletivo, principalmente os mais concorridos, exigem o estabelecimento de objetivos. Nessa feita, é possível se disciplinar para então atingi-los.

Com efeito, é importante o estabelecimento de horários de estudo, além da execução de questões antigas. Através disso, será certa a preparação correta do candidato para a seleção.

Logo, segundo especialista o treinamento é uma parte importante do preparo de estudantes. De acordo com esses profissionais em media trinta por cento do que se aprende é por meio da execução de tarefas relacionadas.

Dessarte, o segredo para ter um bom desempenho em provas é disciplina e preparo. Também é de extrema importância o preparo emocional, pois esse é um fator que pode influenciar no desempenho no dia do exame.

Então, o candidato deve estabelecer suas metas e lutar para conquistá-las para sua própria realização pessoal.

Ultimo concurso CGU

O mais recente concurso CGU foi realizado no ano de 2012 pela banca da Escola de Administração Fazendária (Esaf). E foi realizado para atender ao cargo de analista de finanças e controle com um total de 250 vagas na época.

Foi dividido em oito especialidades e houve o registro da inscrição de mais de 1500 candidatos inscritos. Dessa forma, contemplaram os estados do norte do país.

Ao todo, foram executadas em três etapas: objetiva de conhecimentos básicos, objetiva de conhecimentos específicos presente em todas as áreas e prova objetiva de conhecimentos especializados para cada área ou campo de atuação.

Assim quando se deseja ser aprovado em um concurso tão concorrido mesmo sem haver edital do concurso publicado é necessário estudar. Com isso, há a possibilidade de estar mais preparado quando for postado.

Sobre o CGU

A Controladoria Geral da União tem a funcionalidade de cuidar dos assuntos da defesa e transparência em relação aos assuntos da união. Enfim, foi criado pelo presidente da época o Fernando Henrique Cardoso.

Nessa perspectiva a corregedora responsável foi à jurista Anadys de Mendonça Rodrigues. Depois, em 2003 seu nome sofreu uma pequena modificação.

E em 2016 foi transformada no Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União. Com as mesmas funções alem de adicionar as que possuem relação com a transparência.

Porem, no atual governo do presidente Bolsonaro a entidade voltou a ser chamada de Controladoria Geral da União.

A CGU também deve executar como Órgão Central, a supervisão dos órgãos que compreendem o Sistema de Controle Interno e o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal.

O concurso CGU é esperado desde 2018, mas em 2020 deve ser executado. Contudo, ainda não foi divulgado o edital do concurso não justificando a falta de estudo. Sendo assim, após estabelecer seus objetivos execute-os.

  • Concurso Previsto

Resumo Concurso CGU - Con...

Resumo Concurso CGU - Controladoria Geral da União

Órgão CGU - Controladoria Geral da União
Organizadora
Localidade , Brasil
Quantidade de vagas
Início das inscrições
Término das inscrições
Salário de até

Compartilhe

Concursos Relacionado(s) Vaga(s)