Como lidar com falta de tempo para estudos

Se deseja aprender como lidar com falta de tempo para estudos veja as dicas. Aplicando elas, terá uma vida mais otimizada.

Publicado por Nataly Melo 09/03/2020 - 11:36 AM
8 min. leitura
como lidar com falta de tempo para estudos

Como lidar com falta de tempo para estudos é um problema enfrentado por muitas pessoas. Porém, com organização e foco é possível resolvê-lo. Afinal, você é o responsável em organizar seu tempo e rotina.

Definir as suas prioridades e manter uma organização de seus compromissos pode ser o primeiro passo para alcançar bons resultados. Aliás, há algumas ações que podem ajudá-lo neste caminho.

Veja neste artigo como acabar com a sensação de falta de tempo para os estudos. Também aprenda o que fazer para aumentar sua organização e otimizar seu tempo. Por fim, aprenda uma técnica incrível para aumentar o foco nos estudos.

Tenho que ter horário para estudar?

Geralmente as pessoas possuem horários fixos para cumprir com suas obrigações. Por exemplo, um tempo definido para dormir, para fazer as refeições, para ir ao trabalho ou faculdade. Assim também deveria ser com os estudos.

Ao definir horários e momentos para realizar uma atividade, você acaba valorizando ainda mais sua realização. Desta forma, se deseja aprender como lidar com falta de tempo para estudos, comece adotando isto como uma meta. Ou seja, aceite que deseja integrar os estudos em sua rotina.

Ter um horário fixo para estudar pode acabar com a impressão que lhe falta tempo. Na verdade, na maioria das vezes o que realmente falta é organização e disciplina. Sendo assim, criando a meta e seguindo-a você terá momentos para a diversão e também para o estudo.

Então, o primeiro passo para lidar com a sensação que falta tempo para buscar conhecimento é mudar sua perspectiva. Logo, esteja disposto a encontrar o momento ideal para desenvolver as atividades intelectuais.

Conheça a sua rotina

Para que saiba como lidar com falta de tempo para estudos é necessário conhecer sua rotina e os horários disponíveis. Ou seja, faça uma análise de quais são suas obrigações diárias e quais atividades deseja realizar ao longo da semana.

Comece anotando seus compromissos fixos. Por exemplo, escola, faculdade, trabalho, academia, curso. Logo, são as atividades que devem acontecer obrigatoriamente e que você já realiza. Assim, divida entre os dias da semana e os horários que elas acontecem.

Em seguida, anote as atividades necessárias para sua saúde. Como dormir, horários de refeição e também de higiene pessoal. Desta forma, terá uma visualização do tempo que resta em seus dias e semana.

Depois, comece a listar as atividades que deseja realizar, como no caso, um estudo regrado. Então anote tudo que acredita que conseguirá realizar e comece a separar entre os dias. Não esqueça que é necessário ter intervalos de descanso.

Escolha as suas prioridades

Ainda na busca de como lidar com falta de tempo para estudos, está na hora de eleger suas prioridades. Tanto na vida como um todo, quando em relação aos estudos.

Inicialmente, sobre a vida, caso as atividades desejadas não “caibam” em sua semana, será necessário fazer escolhas. Por exemplo, ao invés de ir à academia todos os dias, você pode ir um dia sim e um não. Desta forma, liberando tempo em sua rotina.

Desta forma, eleja suas prioridades, lembrando que os estudos devem ser uma delas. Assim, quando souber o que é mais importante saberá como distribuir seu tempo da melhor forma.

Já incluindo os estudos em sua rotina, é necessário também saber quais são suas prioridades em relação a ele. Ou seja, não é possível estudar todas as matérias todos os dias, então veja as que tem mais dificuldade.

Os assuntos de seu domínio devem ter importância secundária. Logo, aproveite seu tempo de estudo para aprimorar conhecimentos que são mais difíceis de compreender.

Crie um método

Tendo eleito as suas prioridades, está no momento de criar seu método de estudo. Ainda mais que uma das formas de como lidar com falta de tempo para estudos é a organização e disciplina.

Quando pensamos em método devemos considerar qual o estilo de estudo que caberá melhor no tempo que possui. Por exemplo, pode ser por meio de livros, pesquisa na internet, vídeo aulas, presencial, resolução de atividades. Enfim, há uma infinidade de possibilidades.

É claro que você não deve seguir apenas uma. Mas é importante que tenha seu método definido. Aliás, tenha muita atenção ao planejar-se. Porque deve lembrar também de definir o local em que ficará e os subsídios necessários.

Suponha que escolha vídeos aulas e resolução de exercícios. Desta forma, separe o tempo proposto para os estudos entre essas duas atividades. Principalmente para que consiga colocar em prática sua meta.

Você também pode criar mais de um método. Assim, ao perceber que os estudos já não estão rendendo como anteriormente, mude para outro. Sendo assim, estará sempre com um bom aproveitamento.

Aplique e veja os resultados

Agora com o método definido é o momento de colocá-lo em prática. Inicialmente, deixe a sua rotina e cronogramas de forma visível, para que você consiga assimilar todos os seus compromissos.

Como lidar com falta de tempo para estudos já não é mais seu foco. Entretanto, se não tiver disciplina os resultados não serão positivos. Portanto, siga à risca tudo que definiu para sua semana.

Ao encerrar a semana, verifique quais pontos precisam de ajustes. Por exemplo, pode reduzir o tempo de algumas atividades e aumentar de outras. Ou ainda, acrescentar novas coisas na sua semana, ou mesmo tirar demandas.

Desta forma, conseguirá ter uma gestão efetiva do que deseja, tendo tempo para todas as suas obrigações. Porém, não esqueça de semanalmente fazer uma análise dos resultados obtidos.

Vai chegar no momento em que tudo acontecerá de forma orgânica e você já terá assimilado a rotina. Assim, os estudos e outros afazeres aconteceram de forma ainda mais prazerosa.

Evite distrações

Neste processo de como lidar com falta de tempo para estudos é importante evitar quaisquer distrações que possam acontecer. Por exemplo, evite estudar em ambientes com pessoas que não estejam também com o mesmo foco.

É ideal também que evite ficar com o celular na mão, verificando redes sociais ou notificações. Ou ainda, dividir seu tempo de estudo com outra atividade, como um joguinho ou outro afazer.

O momento do estudo deve ser algo totalmente focado e direcionado. Portanto, escolha um espaço que não cause distrações, como bibliotecas ou um cômodo tranquilo. Também leve apenas o necessário para realizar seu cronograma de estudo.

Você irá perceber que ações simples como essa farão você ter um foco maior em desempenhar as atividades propostas. Desta forma, seu estudo irá render mais do que esperado e conseguirá ficar satisfeito.

Técnica de Pomodoro

Ainda sobre evitar distrações, há uma técnica que poderá ajudá-lo a focar mais em seu objetivo. Se está buscando como lidar com falta de tempo para estudos a técnica de Pomodoro pode ser uma alternativa.

Ela tem como objetivo fazer com que a pessoa concentre-se na tarefa que está realizando. Desta forma evitando distrações e aumentando o êxito. Sendo assim, veja como aplicá-la.

  • Inicialmente pegue um despertador ou cronômetro e um material para anotações;
  • Defina uma primeira atividade a ser realizada e faça apenas ela em 25 minutos cronometrados;
  • Ao despertar o sinal dos 25 minutos, descanse por cinco. Aproveite para beber água, ir ao banheiro ou fazer um lanche;
  • Feito isso, repita um novo intervalo de 25 minutos, com descanso de cinco;
  • Após completar quatro ciclos de 25 minutos, descanse por 30 minutos;
  • Por fim, volte aos treinos de 25 minutos, até utilizar todo o tempo disponível para os estudos.

É uma técnica muito simples. Mas, se bem executada, irá garantir que você mantenha o foco e concentração. Inclusive, serão essenciais para que tenha resultado em seus estudos.

A importância de uma rotina de estudos

Se sente que não tem tempo para os estudos o problema pode estar na importância que dá para tal atividade. Por exemplo, sempre conseguimos tempo para o que realmente gostamos. Sendo assim, adote o conhecimento como prioridade.

Como lidar com falta de tempo para estudos é bem mais simples do que imagina. Afinal, com organização e empenho conseguirá adicionar todas as tarefas desejadas em seu dia a dia.

Desta forma, adote o estudo como algo realmente importante. Até mesmo porque, é pelo conhecimento que você poderá atingir objetivos. Como, por exemplo, ingresso em uma universidade, a vaga em um tão sonhado concurso, e até uma promoção no trabalho.

Em resumo, o estudo é importante em todos os aspectos da sua vida. Assim, dê a ele a atenção e tempo necessários em seu dia. Porque os resultados serão benéficos.

Dicas para otimizar seu tempo

Caso as dicas de como lidar com falta de tempo para estudos ainda não forem suficientes temos mais algumas. Por exemplo, otimizar seu tempo pode ser uma alternativa. Sendo assim, veja o que pode fazer para que seu dia seja mais produtivo.

  • Faça apenas uma tarefa por vez. Assim, você conseguirá concluir coisas ao invés de apenas iniciá-las;
  • Esteja em ambientes organizados. Facilitará o processo de estudos;
  • Anote tudo o que deseja fazer e siga seu cronograma sem grandes alterações;
  • Evite uso de celulares e outros aparelhos que promovem distração, como a televisão;
  • Tente estudar sem a companhia de outras pessoas, porque também é um gatilho para distrair-se.

Compartilhe